O dia 30 de março foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial do Transtorno Bipolar, por ser o nascimento de Vincent Van Gogh, este famoso pintor que foi diagnosticado postumamente como possivelmente portador deste tipo de transtorno.
Mas o que é transtorno bipolar? É uma doença mental que produz mudanças abruptas de temperamento, passando de uma terrível depressão a um alto nível de otimismo quase simultaneamente. Dizemos quase, porque realmente a pessoa costuma ter um temperamento normal entre os dois polos. Há poucos momentos de estabilidade emocional.
O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma doença crônica e recorrente, com prevalência estimada de 2 a 3% na população mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a sexta maior causa de incapacidade no mundo.
É uma doença crônica, mas controlável. “Os pacientes devem entender que não são culpados por terem a doença, mas têm uma responsabilidade ativa em seus cuidados”.
Sem tratamento adequado, pode-se gerar maior deterioração funcional (como maiores dificuldades no desempenho acadêmico e laboral, nas relações sociais e familiares e nas atividades recreativas). A vinculação a um tratamento multidisciplinar permite uma vida normal, que inclui estudar, trabalhar e constituir família.
Eles conseguem ser adequados, produtivos, ter um companheiro e até uma família, são confiáveis desde que aceitem seus tratamentos e seu acompanhamento médico e psicoterapêutico.
Fatos relevantes sobre o transtorno bipolar
– Aproximadamente 140 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtorno bipolar.
– É uma das principais doenças que causam incapacidade e é a menos compreendida.
– A idade média em que a doença costuma aparecer pela primeira vez é de cerca de 25 anos.
– As mulheres podem desenvolver os sintomas muito mais rápido, além de ter um número maior de episódios emocionais. No entanto, a doença afeta ambos os sexos igualmente.
– No caso de depressão em crianças ou adolescentes, isso pode ser um sintoma precoce do transtorno, mas nem sempre é assim.
– O tratamento para esse tipo de transtorno deve ser personalizado, ou seja, não existe um remédio ou tratamento único para todas as pessoas que sofrem com ele.
Algumas celebridades que sofrem ou sofreram de transtorno bipolar são: Mariah Carey, Mel Gibson, Mike Tyson, Catherine Zeta Jones, Edgar Allan Poe, Jimi Hendrix, Robert Downey Jr., Britney Spears, Lady Diana, JimCarrey, Frank Sinatra, Kurt Cobain e Ernest Hemingway.
Fonte: Cenário MT