A Secretaria de Estado da Saúde orienta aos municípios que já tenham finalizado a vacinação dos caminhoneiros com o imunizante da Janssen, braço da farmacêutica Johnson & Johnson, que sigam na população em geral por idade.
O lote enviado nesta segunda-feira (5), da 29ª remessa do Ministério da Saúde, prevê um total de 114.390 doses para este grupo prioritário, que somado ao envio anterior do imunizante para o mesmo público, representa 148.790 doses ofertadas no Paraná aos caminhoneiros.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta que apesar do direcionamento de novas doses, muitas destas pessoas também já foram vacinadas no grupo etário ou mesmo pela comorbidade, fatores que vão permitir maior alcance da vacinação neste momento.
“Estamos orientando os municípios que façam essa ação por idade, caso já tenham contemplado todo o grupo de caminhoneiros. Assim conseguimos avançar ainda mais rapidamente na imunização dos paraenses, seguindo o cronograma de cobertura de 80% da população adulta com a primeira dose até o final de agosto”, afirmou.
O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 estima 135.263 caminhoneiros no Paraná. Com isso, haveria um residual de 13.527 doses que já poderão ser disponibilizadas para as faixas etárias nos 399 municípios.
“Os dados mostram que estamos avançando bem em todas as localidades. E vacina boa é aquela no braço dos paranaenses. Por isso, insistimos, mesmo com o cumprimento das metas da vacinação dos motoristas de caminhão, assim que houver a finalização ou caso já tenha encerrado a aplicação para eles, que as secretarias municipais redirecionem as doses para a vacinação pela idade”, ressaltou Beto Preto.