Por Pr. Rilson Mota
A Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Paraná, coordenada pela deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), solicitou ao governo estadual informações sobre os afastamentos de servidores públicos relacionados à saúde mental. Assinado por sete parlamentares, o pedido busca entender a incidência de licenças por questões psicológicas, avaliar os programas de assistência existentes e propor novas medidas para enfrentar o problema.
“A saúde mental dos servidores estaduais tem se tornado uma questão preocupante, devido ao impacto que os problemas psicológicos podem ter nos afastamentos, no desempenho e na qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou a deputada Ana Júlia Ribeiro, destacando que áreas como Educação, Saúde e Segurança Pública são as mais sensíveis ao tema.
A partir desse levantamento, a deputada espera desenvolver políticas mais eficazes para a prevenção e o tratamento dessas questões, visando melhorar a qualidade de vida dos servidores e reduzir os custos para o estado. Segundo Ana Júlia, “é essencial enfrentar o tema da saúde mental e garantir acolhimento e promoção da saúde para os servidores que sofrem com diferentes transtornos”.
Iniciativas da Frente
Instituída em 2023, a Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental atua em quatro eixos: mulher, juventude, trabalho e educação. Neste ano, a Frente passou a contar com um psicólogo especializado em políticas públicas e tem mantido diálogos com entidades como o SESI e sindicatos. Em parceria com a Universidade Federal do Paraná, a Frente pretende auxiliar na coleta e análise de dados para orientar políticas futuras.
A partir dos dados coletados, a Frente deve realizar uma audiência pública nos próximos meses e encaminhar propostas de lei que atendam às necessidades identificadas, visando institucionalizar uma política estadual de saúde mental voltada ao funcionalismo público.
Para mais informações e atualizações sobre essa e outras notícias, acompanhe o Amor Real Notícias em nossas redes sociais e entre nos grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias em tempo real:
WhatsApp | Telegram | Facebook
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.