O Governo do Estado do Paraná, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), firmou um acordo de liquidação contratual com a concessionária Caminhos do Paraná S/A (Cadop), que foi homologado pela Justiça Federal na última sexta-feira (11). O processo contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).
O valor do acordo é de R$ 421,4 milhões e, como uma de suas principais consequências, está a obra de duplicação da PR-445 entre os distritos de Irerê e Lerroville, na cidade de Londrina, localizada na região Norte do estado. Além dessa duplicação, outras iniciativas serão analisadas e desenvolvidas.
A escolha pela duplicação da PR-445 se deu por já existir um projeto executivo de engenharia pronto, que será atualizado pela Cadop. Esse trecho da rodovia tem um alto índice de acidentes, e a obra é vista como uma solução para reduzir drasticamente as colisões frontais e ultrapassagens perigosas. “A nova duplicação vai salvar vidas, eliminando as ultrapassagens irregulares e diminuindo os acidentes na PR-445, uma rodovia de grande fluxo e fundamental para a logística da região Norte”, afirmou Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná.
Acompanhamento do Projeto
O DER/PR será responsável por monitorar a atualização do projeto de engenharia e fiscalizar a execução da obra, cujo início está previsto para o ano de 2025.
Encerramento de Processos Judiciais
Com a homologação do acordo, os processos judiciais entre o Estado e a concessionária estão sendo encerrados. A decisão de pôr fim às disputas jurídicas foi tomada para acelerar a liberação de recursos para obras importantes, evitando o prolongamento de litígios que poderiam durar décadas até serem solucionados.
“O trabalho da equipe do DER/PR foi exemplar mais uma vez, garantindo que a população do Paraná seja a maior beneficiada com este novo acordo envolvendo uma das antigas concessionárias de pedágio”, destacou Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER/PR.
Pr. Rilson Mota
Amor Real Notícias
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Para mais informações e atualizações sobre essa e outras notícias, acompanhe o Amor Real Notícias em nossas redes sociais e junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e Telegram para receber notícias em tempo real.
Grupo WhatsApp
Canal no Telegram
Facebook
E-mail: redacao@amorrealnoticias.com.br
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.