Uma forte chuva, acompanhada de granizo e fortes ventos, deixou um rastro de destruição nas comunidades de Lagoão, Seixo, Serro, Rio da Várzea e Lagoa Gorda, área rural entre os municípios de Balsa Nova e Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo as informações do radar, os ventos alcançaram 64,8 km/h na Lapa. “Mas pelos estragos dá para estimar em torno de 80km/h”, afirmou o meteorologista do Instituto Simepar, Lizandro Jacóbsen. Houve granizo em Rio Negro.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, entre 50 e 60 famílias tiveram as casas atingidas pelo temporal registrado no começo de noite desta quinta-feira, 18 de fevereiro. Foram 20 minutos de chuva, vento e granizo, por volta das 18 horas. Houve o registro de 15 casas com estragos no telhado.
Uma das famílias atingidas é a de Simone Aparecida da Silva. A casa onde moram, na comunidade de Lagoão, perto à Pescaria do Zezo, ficou completamente devastada. As imagens feitas pela família mostram o telhado da casa completamente destruída pelos galhos dos pinheiros que foram derrubados pela força dos ventos. Todos os cômodos foram atingidos.
Na parte externa o cenário é devastador. Árvores enormes arrancadas pela raíz. No milharal, os pés de milho que estavam quase prontos para colher ficaram todos no chão.
Simone conta que a família já havia pedido às autoridades para remover os pinheiros. “Agora não sabemos o que fazer. A gente não sabe se poder retirar esses pinheiros daqui e na Defesa Civil disseram que estão prestando atendimento a outros casos mais graves”, disse. “Mas eu, milhas duas filhas, que renasceram ontem, e meu marido estamos sem poder entrar em casa e sem saber o que fazer”, desabafou.
Fonte: Bem Paraná