Segundo os bombeiros, vítima de 37 anos pode ficar paraplégica. Acidente foi registrado nesta sexta (10), no distrito de Mandaguaçu, após homem pular de cabeça na água.
Um homem, de 37 anos, ficou ferido após saltar em uma cachoeira em Pulinópolis, distrito de Mandaguaçu, no norte do Paraná, nesta sexta-feira (10), segundo o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.
Conforme os bombeiros, a vítima foi socorrida com sintomas de traumatismo na coluna vertebral e na medula espinhal, por isso, há risco de paraplegia.
O socorro ocorreu após a filha da vítima observar que o pai pulou de cabeça na água, como fazia habitualmente, mas pediu ajuda por não sentir mais as pernas.
O homem foi levado ao Hospital Santa Casa de Maringá, também no norte.
Segundo os bombeiros, o socorro foi chamado com a ajuda de um motorista que passou perto do local e se comprometeu a acionar a emergência quando conseguisse sinal no celular.
O serviço avançando de helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atendeu a ocorrência.
Prevenção
De acordo com os bombeiros, as quedas são a segunda principal causa de lesões em medula espinhal, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.
Os saltos em ambientes aquáticos devem ser realizados apenas depois de uma inspeção prévia do local, com análise da profundidade, presença de obstáculos no fundo, dentre outras medidas.
Além disso, as quedas em pé reduzem significativamente o risco de lesões em coluna vertebral e medula espinhal.
O alerta dos bombeiros vale também para a nossa região de Guarapuava onde desfrutamos de várias cachoeiras. Cuidado é pouco.
Por g1 PR – Londrina