Em pedido de desculpas, promotora disse que ofensa foi em ‘momento de exaltação e discussão da causa, sem a intenção de ofender’. Corregedoria do MP-PR instaurou sindicância para apurar o caso.
Após discussão, promotora xinga advogados durante audiência em Guarapuava
A gravação de uma audiência na Comarca de Guarapuava, região central do Paraná, registrou o momento em que uma promotora xinga um grupo de advogados. A ofensa é feita pouco após uma discussão com um dos profissionais que participava da sessão.
O caso aconteceu na terça-feira (8).
Na gravação, a promotora Dunia Serpa Rampazzo, que está com o vídeo fechado, pode ser ouvida dizendo “são bosta esses advogados [SIC]”. Ela formalizou pedido de desculpas um dia após o caso.
Nesta sexta-feira (11), a OAB Paraná e a OAB Guarapuava emitiram nota repudiando a atitude da promotora, avaliada pela ordem como “absurda e desrespeitosa”. A representação da classe também disse que a atitude de Dunia fere artigo do Estatuto da Advocacia.
“A gravidade dos fatos […] reforça a necessidade do presente repúdio, uma vez que a senhora promotora de justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório”, disse trecho da nota da OAB Guarapuava.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/B/L/b8FTX3Q024IWhwMxJU7A/audiencia-guarapuava-xingamento-promotora.jpeg)
Caso que era discutido na audiência tramita sob sigilo — Foto: Divulgação
A OAB Paraná disse que acionou a Corregedoria do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e está avaliando outras medidas cabíveis sobre o caso.
O que diz a promotora
Em nota, Dunia destacou que pediu desculpas um dia após o ocorrido, perante à juíza que acompanhava a audiência e, também, aos advogados ofendidos.
“A manifestação ocorreu em momento de exaltação e discussão da causa, sem a intenção de ofender os causídicos que participavam do ato, tampouco a classe de advogados, não refletindo sua concepção da referida categoria profissional”, disse trecho da nota.
O pedido de desculpas, formalizado em ata de uma nova audiência, foi feito na quarta (9). O documento diz que a promotora pensou não estar sendo gravada na hora da ofensa, mas que a atitude não reflete a concepção dela “da classe do advogados, porque inclusive já foi uma”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/1/oGH7HMTYGUcKjLyqA9FA/e1671e5a-2965-4c96-855e-65cb8f3ee65e.png)
Pedido de desculpas foi registrado em ata no último dia 9 — Foto: Reprodução/APMP
A Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) informou que a corregedoria do MP-PR instaurou sindicância contra a promotora.
Por RPC