O atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique e da seleção polonesa, e Alexia Putellas, do Barcelona, venceram o prêmio Fifa The Best de melhor jogador e jogadora, respectivamente, da temporada. O polonês derrotou Lionel Messi e Mohamed Salah. Já Putellas venceu sua companheira de time Jenni Hermoso, além de Sam Kerr, do Chelsea.
Thomas Tuchel foi eleito o melhor técnico da temporada, ao ser campeão da Liga dos Campeões com o Chelsea. O alemão superou Pep Guardiola, do Manchester City, e Roberto Mancini, da seleção italiana. O senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, foi nomeado o melhor goleiro dentre os homens, superando o italiano Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique.
A equipe masculina da temporada (Fifpro) foi escolhida com quatro atacantes e sem Mohamed Salah, finalista do prêmio individual. O time foi formado por Donnarumma; Ruben Dias, Bonucci e Alaba; Kanté, Jorginho e De Bruyne; Haaland, Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.
A técnica do Chelsea, Emma Hayes, se mostrou surpresa ao saber que havia vencido o prêmio de melhor treinadora do futebol feminino, tendo superado Lluís Cortés e Sarina Wiegman. A chilena Christiane Endler, do Lyon, venceu o prêmio de melhor goleira, se tornando a primeira atleta sul-americana a ganhar o troféu. Ela bateu a canadense Sthepanie Labbé e a alemã Ann-Katrin Berger. Endler destacou seus últimos anos em alto nível e disse que quer jogar mais uma Copa do Mundo.
A seleção feminina da temporada (Fifpro) não contou com nenhuma das três indicadas à melhor jogadora da temporada e acabou formada sem atletas do Barcelona, campeão europeu. A equipe teve Endler; Bronze, Renard, Bright e Eriksson; Banini, Lloyd e Bonanser; Miedema, Marta e Morgan. Christine Sinclair recebeu o prêmio especial da Fifa por sua carreira destacada no futebol feminino. Aos 38 anos, a canadense é a maior artilheira de seleções, com 188 gols.
Quem levou o prêmio Puskás, com o gol mais bonito da temporada, foi o argentino Erik Lamela, do Tottenham, que marcou de letra no clássico contra o Arsenal. Os dinamarqueses levaram dois prêmios. Primeiro, garantiram o Fair Play, graças à atuação de jogadores e comissão técnica da seleção, que trabalharam em conjunto nos primeiros cuidados médicos ao meia Christian Eriksen, que sofreu um ataque cardíaco durante uma partida da Eurocopa. Depois, o Fifa Fan Award foi dividido entre torcedores dinamarqueses e finlandeses, pela união nas arquibancadas no mesmo jogo, após o mau súbito de Eriksen.
Cabe salientar que, ao contrário da Bola de Ouro, premiação organizada pela revista France Football, o The Best considera o desempenho do atleta durante a temporada europeia, neste caso, de 8 de outubro de 2020 a 7 de agosto de 2021. Técnicos e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas especializados que representam cada nação, votaram entre 22 de novembro e 10 de dezembro do ano passado para escolher o melhor jogador do mundo.
Mundial 11
Milhares de jogadores de futebol de todo o mundo votaram nas seleções do FIFA FIFPRO Men’s World 11 e FIFA FIFPRO Women’s World 11 deste ano:
Mundial masculino FIFA FIFPRO 11:
- Goleiro: Gianluigi Donnarumma (AC Milan/Paris Saint-Germain)
- Defesas: David Alaba (FC Bayern München/Real Madrid CF), Leonardo Bonucci (Juventus FC) e Rúben Dias (Manchester City FC)
- Médios: Kevin De Bruyne (Manchester City FC), Jorginho (Chelsea FC) e N’Golo Kanté (Chelsea FC)
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Juventus FC/Manchester United FC), Erling Haaland (BV Borussia 09 Dortmund), Robert Lewandowski (FC Bayern München) e Lionel Messi (FC Barcelona/Paris Saint-Germain)
Mundo Feminino FIFA FIFPRO11:
- Goleiro: Christiane Endler (Paris Saint-Germain/Olympique Lyonnais)
- Defesas: Millie Bright (Chelsea FC Women), Lucy Bronze (Manchester City WFC), Magdalena Eriksson (Chelsea FC Women) e Wendie Renard (Olympique Lyonnais)
- Meio-campistas: Estefanía Banini (Levante UD/Atlético de Madrid Femenino), Barbara Bonansea (Juventus FC Women) e Carli Lloyd (NJ/NY Gotham FC)
- Atacantes: Marta (Orlando Pride), Vivianne Miedema (Arsenal WFC) e Alex Morgan (Tottenham Hotspur FC Women/Orlando Pride/San Diego Wave FC)
Os outros prêmios
Prêmio Puskás da FIFA: Érik Lamela (ARG) – Arsenal FC x Tottenham Hotspur FC [Premier League] (14 de março de 2021)
- Erik Lamela – que trocou o Tottenham Hotspur FC pelo Sevilla FC em julho de 2021 – recebeu o aceno por seu gol escandaloso no derby do norte de Londres em março de 2021. Este é o segundo Prêmio Puskás da FIFA consecutivo a ser ganho por um gol marcado com a camisa do Tottenham , depois de Son Heung-Min ter ganho o prémio pelo seu golo frente ao Burnley FC na última jornada.
Prêmio Fã da FIFA: fãs da Dinamarca e da Finlândia
- Enquanto a multidão esperava notícias sobre a saúde de Christian Eriksen após seu colapso durante uma partida da fase de grupos no Estádio Parken, em Copenhague, durante o UEFA EURO 2020, os torcedores de ambas as equipes se uniram em uma homenagem emocionada. Fãs finlandeses gritaram “Christian!” enquanto os torcedores dinamarqueses responderam com “Eriksen”.
Prêmio FIFA Fair Play: seleção dinamarquesa/equipe médica dinamarquesa e comissão técnica
- A equipe médica da seleção masculina dinamarquesa, a comissão técnica e os jogadores reagiram heroicamente após Christian Eriksen desmaiar durante a partida da Dinamarca contra a Finlândia no UEFA EURO 2020, respectivamente dando-lhe ressuscitação cardiopulmonar imediata (RCP), formando um círculo para protegê-lo das câmeras e confortando sua esposa e família.
Fonte: FIFA






