Com o erro, o nome da monarca se tornou um dos mais procurados na Internet nesta segunda-feira (11)
O nome da rainha Elizabeth 2ª, monarca do Reino Unido, virou um dos nomes mais pesquisados no Google nesta segunda-feira (11), logo após o jornal Folha de S. Paulo publicar um obituário errôneo relatando a morte da rainha.
“Devido a um erro técnico, a Folha publicou por engano, na manhã desta segunda-feira (11), um obituário da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido”,
explicou a Folha.
Segundo a mesma publicação, o erro teria ocorrido por uma prática comum no jornalismo, que consiste em preparar com antecedência textos sobre acontecimentos de grande repercussão.
Recentemente, ao conversar com um paciente inglês que teve Covid-19, a rainha Elizabeth compartilhou um relato próprio sobre como teria sentido a doença na pele. Em fevereiro deste ano ela foi diagnosticada com o coronavírus, mas teve sintomas moderados.
70 anos de reinado
Por volta das 3h de 21 de abril de 1926, nasceu a primogênita do príncipe Albert, duque de York (o futuro George 6º), e sua esposa Elizabeth.
Embora fosse a terceira na linha de sucessão ao nascer, a abdicação de seu tio Eduardo 8º em 1936 e a morte de seu pai, o rei George 6º, fizeram dela rainha da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em 6 de fevereiro de 1952.
Na manhã de 6 de fevereiro de 2022, fez 70 anos desde sua ascensão ao trono em 1952: Elizabeth 2ª reinou até então por 25.569 dias de mudanças sociais notáveis. Isso faz dela a monarca mais longeva da história britânica.
Quem detinha tal título era a rainha Vitória, que reinou por 63 anos e sete meses, ou 23.226 dias, 16 horas e 23 minutos, de 20 de junho de 1837 até sua morte em 1901.
Mas para se tornar a monarca com a regência mais longa de qualquer estado soberano na história, ela terá que permanecer no trono até 27 de maio de 2024.
Se isso acontecer, ela vai desbancar Luís 14 da França, o famoso “Rei Sol”. O monarca, que converteu um modesto pavilhão de caça no magnífico Palácio de Versalhes e transformou a França em potência mundial, governou por 72 anos e 110 dias, informa a BBC.