Com uma fortuna avaliada em cerca de R$ 32 bilhões, Lúcia Borges Maggi, de 89 anos, é a mulher mais rica do Brasil, segundo a lista de bilionários da revista Forbes. Ela é mãe de Blairo Maggi, que foi governador de Mato Grosso e ministro da Agricultura no governo Temer.
Lucia é dona do Grupo Amaggi, uma das maiores exportadoras de soja do mundo. A empresa foi criada por ela e pelo marido, André Antônio Maggi, em 1977, no Paraná. Em 2001, com a morte de André, ela passou a ser a principal acionista do grupo.
Em janeiro deste ano, a Amaggi ocupava a 13ª posição na lista as 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil, também segundo a Forbes, com uma receita de R$ 23,51 bilhões. Lucia ocupa uma posição consultiva no Conselho de Administração da companhia.
Blairo Maggi, além de ser além de ser um dos acionistas da empresa, foi governador de Mato Grosso por dois mandatos, senador e ministro da Agricultura no governo Michel Temer. Ele ficou conhecido como “rei da soja” e foi considerado pela Forbes como uma das pessoas mais influentes do mundo.
Outros nomes
O ranking da Forbes também inclui entre as mulheres mais ricas do Brasil:
- Maria Helena Moraes, filha de Antonio Ermirio de Moraes, fundador do grupo Votorantim;
- Dulce Pugliese de Godoy Bueno, cuja fortuna é ligada à operadora de saúde Amil;
- Ana Lucia de Mattos Barretto Villela, uma das acionistas do Itaú;
- Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza.
Fonte: Revista Oeste