Na quinta-feira 24, o governo russo anunciou a expulsão de diplomatas dos Estados Unidos. É o que informou o Departamento de Estado norte-americano.
“Podemos confirmar que a embaixada dos EUA recebeu uma lista de diplomatas declarados ‘personae non grata’ do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em 23 de março’, disse um porta-voz da Casa Branca.
“Este é o último inútil e improdutivo passo da Rússia em nosso relacionamento bilateral”, afirmou. “Agora, mais do que nunca, é fundamental que nossos países tenham o pessoal diplomático necessário para facilitar a comunicação entre nossos governos. Apelamos ao governo russo para acabar com essas expulsões injustificadas.”-Publicidade-
De acordo com os russos, a medida ocorre em razão de expulsões anteriores de diplomatas da Rússia.
“Se querem que paremos de expulsar diplomatas americanos, os Estados Unidos devem parar com as expulsões de nossos diplomatas”, disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia. “Nossas ações não são a causa raiz desta crise. São medidas forçadas e de retaliação.”
No começo do mês, Washington informou sobre o início “do processo de expulsão de 12 agentes de inteligência da missão russa que abusaram de seus privilégios de residência ao participar de atividades de espionagem contrárias à nossa segurança nacional”.
A escalada de tensões entre a Casa Branca e o Kremlin ocorre em razão da invasão russa à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. Por causa do ataque, os Estados Unidos e a União Europeia impuseram uma série de sanções comerciais aos russos.
Fonte: Revista Oeste