Na última sexta-feira (8), técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) autuaram um criador de aves em Umuarama, no Noroeste do Paraná, por posse irregular de 11 pássaros sem a devida autorização ambiental. As aves foram apreendidas durante uma fiscalização de rotina, e as multas somaram R$ 5,5 mil.
Os pássaros resgatados, incluindo cinco coleirinhos (Sporophila caerulescens), três galos-de-campina (Paroaria dominicana), duas iraúnas-grandes (Molothrus oryzivorus) e um coleiro-do-brejo (Sporophila collaris), foram encaminhados para o viveiro florestal do IAT em Umuarama, onde passarão por exames e um período de readaptação antes de uma possível reintrodução à natureza.
Em outra ação, desta vez em Guarapuava, região Central do Estado, técnicos do IAT reintroduziram um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em seu habitat natural. O animal, um macho adulto, havia sido encontrado em uma residência no bairro São Cristóvão. Após o resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Ambiental, o lobo foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), na Unicentro, onde passou por exames veterinários. Confirmado seu bom estado de saúde, o animal foi devolvido ao meio ambiente.
Denúncias
O IAT reforça que a população deve denunciar casos de maus-tratos, tráfico ou cativeiro irregular de animais silvestres. As denúncias podem ser realizadas pela Ouvidoria do Instituto Água e Terra, da Polícia Militar do Paraná, ou pelo Disque Denúncia 181, garantindo que as informações sejam claras e detalhadas para facilitar o atendimento das equipes de resgate.
Para mais informações e atualizações sobre essa e outras notícias, acompanhe o Amor Real Notícias em nossas redes sociais e entre nos grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias em tempo real:
WhatsApp | Telegram | Facebook
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.