Segundo prefeitura, vacinas estavam fora do prazo de 31 dias de congelamento do imunizante; caso foi registrado em outubro. FMS disse, ainda, que doses integravam reserva técnica.
Prefeitura confirma descarte de 3 mil doses de Pfizer em Ponta Grossa — Foto: Francisca Coelho/MPTO
A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, confirmou o descarte de três mil doses da vacina contra a Covid-19 da marca Pfizer depois dos imunizantes passarem do prazo de 31 dias de congelamento.
Por meio de nota, a administração municipal afirmou que a quantidade representa 0,6% do total recebido pela cidade e que as doses integravam o lote de reserva técnica (vacinas separadas para casos de perdas).
O caso aconteceu em outubro.
A prefeitura ainda afirmou que o descarte dessas doses não interferiu no plano municipal de vacinação. As vacinas eram destinadas para aplicação de segunda dose.
Na sexta (26), o Ministério Público do Paraná anunciou a abertura de um procedimento para investigar a situação.
Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, as doses também não puderam ser remanejadas para outros grupos pois o município não tinha permissão dos planos nacional e estadual de vacinação.
Disse, ainda, que o município tem absorvido remessas de outras cidades dos Campos Gerais que registram sobras de vacinas próximas do prazo de validade.
Conforme a Fundação Municipal de Saúde, na segunda (29), a cidade recebeu 1.500 doses remanescentes de Piraí do Sul. Os imunizantes têm validade até sexta (3).
Por RPC Ponta Grossa