No último sábado (12), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a maior apreensão de drogas no estado em 2024, interceptando um carregamento de 11 toneladas de maconha em Foz do Iguaçu, na região Oeste. A droga foi encontrada em uma chácara localizada próxima ao Lago de Itaipu. Para se ter uma ideia da magnitude da apreensão, ela se aproxima do total de maconha confiscada em janeiro deste ano por todas as forças de segurança estaduais no Paraná, que foi de 15 toneladas.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou que esse resultado expressivo é fruto de uma estratégia focada no combate ao crime organizado. “A Polícia Civil tem atuado de maneira estratégica no enfrentamento das organizações criminosas que operam no Paraná. Com o uso de técnicas avançadas de inteligência e a capacitação contínua dos nossos policiais, conseguimos alcançar resultados como o desta operação em Foz do Iguaçu”, afirmou.
Ação Policial e Investigação
A droga estava armazenada em uma propriedade próxima ao Lago de Itaipu. A equipe da PCPR chegou ao local após uma investigação iniciada a partir de denúncias anônimas sobre veículos suspeitos que circulavam na região, transportando cargas retiradas de embarcações nas margens do rio.
Ao realizar as diligências, os policiais encontraram 446 fardos e 171 tabletes de maconha, que estavam escondidos em um dos cômodos da propriedade e na carroceria de um caminhão.
Apesar de não haver prisões no local no momento da operação, as investigações continuam para identificar os responsáveis pela propriedade e pelo carregamento da droga. “Estamos empenhados em identificar o proprietário do local e outras pessoas envolvidas nesse esquema”, afirmou o delegado da PCPR, Geraldo Evangelista.
A maconha e o caminhão foram apreendidos e levados para a delegacia responsável pela investigação.
Números Expressivos de Apreensão no Paraná
Entre janeiro e agosto de 2024, as forças de segurança estaduais do Paraná apreenderam um total de 320 toneladas de maconha. O mês de junho foi o período com o maior volume, contabilizando 76 toneladas retiradas de circulação.
As forças policiais do Paraná são as mais eficientes do Brasil em termos de apreensão de drogas. De acordo com os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), entre janeiro e agosto, foram apreendidas 326 toneladas de drogas no estado, o que corresponde a 36,5% do total confiscado no país, que chegou a 893 toneladas. O Paraná lidera o ranking, seguido por Mato Grosso do Sul, com 310 toneladas, e São Paulo, com 103 toneladas.
Pr. Rilson Mota
Amor Real Notícias
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Para mais informações e atualizações sobre essa e outras notícias, acompanhe o Amor Real Notícias em nossas redes sociais e junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e Telegram para receber notícias em tempo real.
Grupo WhatsApp
Canal no Telegram
Facebook
E-mail: redacao@amorrealnoticias.com.br
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.