A Ashirase, que faz parte de uma incubadora da Honda, está desenvolvendo um produto com o mesmo nome da empresa para auxiliar deficientes visuais. O aparelho foi criado pelo engenheiro Wataru Chino, que ficou tocado com a morte por acidente de um parente cego.
“Samsung lança nova versão de sua TV gigante”
O aparelho funciona em contato com o pé do usuário e conectado a um aplicativo do celular. Em japonês, “ashi” quer dizer “pé” e “shirase”, “notificação”. O aplicativo vai “guiar” o usuário através de vibrações no calçado avisando se ele deve avançar, parar ou mudar de direção. O caminho a seguir é coordenado com aplicativos como o Google Maps.
Por enquanto o Ashirase visa a pessoas com alguma deficiência, ainda não o totalmente cego. E só funciona em ambientes abertos com sinal de GPS. Versões mais avançadas e abrangentes já estão em estudo.
O produto deverá ser lançado para testes até novembro deste ano e poderá estar no mercado em outubro de 2022. O preço para compra ainda não foi calculado, mas sua assinatura mensal deverá custar entre 2 e 3 mil yens (aproximadamente de R$ 94 a R$140).
Revista Oeste