Nesta quarta-feira (09) em uma cerimônia oficial em Curitiba, com a participação do prefeito Celso Góes, foi realizado o repasse de recursos da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) para o Município de Guarapuava. As verbas serão destinadas para reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, UBS, e construção de uma nova unidade no Residencial 2000.
“A saúde é nossa prioridade e o Governo do Estado tem entendido isso repassando esses valores que vão ajudar melhorar a estrutura para atendimento nas UBS. E pensando no futuro, para atender os moradores da região que mais cresce na cidade, vamos construir uma nova Unidade no Residencial 2000. Tudo isso se soma às reformas de 5 unidades, já em andamento, graças à parceria com o Curso de Medicina da Campo Real. Queremos cada vez mais proporcionar um atendimento humanizado, acolhedor e com qualidade”, destaca Celso Góes.
Os valores destinados exclusivamente para as UBS, chegam a R$ 2 mi. As Unidades da Vila Carli e da Palmeirinha serão ampliadas, já as UBS do Campo Velho, Guairacá, Residencial 2000, Recanto Feliz, Xarquinho I e Colibri serão contempladas com reformas. Outros R$ 500 mil servirão de incremento temporário do “teto MAC”, que são recursos de custeio para os Fundos Municipais de Saúde, destinados a despesas com procedimentos de Média Complexidade Ambulatorial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.
De acordo com o Secretário de Saúde, Jonilson Pires, o Município tem um compromisso com a melhoria da rede de atenção básica de saúde. “Além da parte estrutural, temos buscado contratar mais profissionais para suprir as demandas cada vez maiores, não só na parte clínica geral, mas na área de saúde mental, tão afetada durante a pandemia”, explica.