O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), alcançou a marca de 75% de execução da obra de restauração em concreto da PRC-280, que liga os municípios de Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste do estado. A obra utiliza a técnica de whitetopping, que consiste em reaproveitar o pavimento asfáltico existente como base para a nova pista de concreto, proporcionando uma estrutura mais duradoura e resistente.
Avanços na Obra e Expectativas
Os trabalhos tiveram início em abril deste ano, partindo de Clevelândia em direção a Palmas, e atualmente já avançam para as etapas finais. A execução do concreto ocorre em um sentido de tráfego por vez, com a operação de pare-e-siga funcionando 24 horas no sentido oposto. Alguns trechos já foram concluídos e liberados para o tráfego, oferecendo mais segurança e comodidade para os motoristas que utilizam a rodovia.
A previsão é que a nova pavimentação seja concluída até o final de novembro, caso as condições climáticas permitam, com os serviços complementares sendo finalizados no início de 2025. Esses serviços incluem a instalação de sarjetas triangulares, dispositivos de drenagem, plantio de grama ao longo das margens, além da nova sinalização horizontal e instalação de placas, tachas refletivas e defensas metálicas.
Benefícios do Pavimento Rígido de Concreto
A restauração da PRC-280 está sendo feita com pavimento rígido de concreto, que possui diversas vantagens em comparação ao asfalto tradicional. Este tipo de pavimento tem uma vida útil superior, estimada em 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, além de menores custos de manutenção e uma maior segurança contra derrapagens. O concreto também melhora a drenagem da água da chuva, proporcionando mais estabilidade e segurança aos motoristas.
Devido ao elevado tráfego de caminhões que percorrem essa importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do Paraná, a escolha pelo concreto se mostra a melhor alternativa para garantir durabilidade e conforto aos usuários da rodovia. O uso desse material já foi adotado em outras obras, como no trecho entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e o Viaduto da Codapar em Palmas, e será aplicado futuramente na ligação entre Clevelândia e Pato Branco, passando por Mariópolis.
Investimento e Extensão da Obra
Com 45 quilômetros de extensão, a obra de restauração da PRC-280 abrange o trecho que vai do viaduto da Codapar, em Palmas, até a rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. O investimento total para essa melhoria é de R$ 188.250.000,00, destinado a garantir uma infraestrutura de alta qualidade e durabilidade para uma das principais rodovias do Paraná.
Comentário: Transformação e Benefícios para a População
A conclusão desta obra é um marco significativo para os moradores e motoristas que dependem da PRC-280. Antes, as dificuldades com a qualidade do asfalto e as condições precárias da rodovia geravam transtornos constantes, como a ocorrência de acidentes e a falta de segurança para os usuários. Com a nova pavimentação em concreto e a implementação de melhorias na sinalização e drenagem, a população do Sudoeste do Paraná poderá contar com uma rodovia mais segura, eficiente e que contribua para o desenvolvimento econômico da região.
Acompanhe o Progresso
Para acompanhar o progresso desta e de outras obras de infraestrutura em tempo real, visite o site oficial do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Para mais informações sobre infraestrutura e atualizações em tempo real, siga-nos nas redes sociais e junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e Telegram:
Amor Real Notícias — Sua fonte de informação sobre as grandes obras que transformam o Paraná.
Pr. Rilson Mota