Há 20 anos, o grupo terrorista Al-Qaeda orquestrou um atentado que culminou na morte de quase 3 mil pessoas
Familiares das vítimas do 11 de Setembro participaram de cerimônia neste sábado, 11, em homenagem aos norte-americanos que morreram em virtude da ofensiva terrorista contra as Torras Gêmeas, registrada há 20 anos. Durante o ato, realizou-se uma leitura com o nome de cada pessoa falecida.
Às 8h46, quando um dos aviões atingiu a primeira torre do World Trade Center em 2001, os familiares fizeram um minuto de silêncio. Outros minutos de silêncio ocorreram às 9h03, quando o voo 175 se chocou contra os andares 77 e 85 da Torre Sul, e às 10h28, quando a Torre Norte desabou.
Depois do segundo minuto de silêncio, o cantor Bruce Springsteen se apresentou na cerimônia no Marco Zero. No fim deste sábado, Nova York promoverá um espetáculo de luzes em homenagem às vítimas.
O ataque
Além das duas aeronaves que avançaram contra o World Trade Center, membros do grupo terrorista islâmico Al-Qaeda arremessaram um terceiro avião contra o Pentágono. Por isso, além do Marco Zero, uma cerimônia também ocorre na capital dos Estados Unidos, Washington D.C.
Na Pensilvânia, o voo 93, que tinha como alvo o Capitólio, foi derrubado em um campo vazio. Ao todo, 44 passageiros morreram.