Por Pr. Rilson Mota
Pitanga/Turvo – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta segunda-feira (27) a sessão de disputa para a duplicação e restauração em concreto da PRC-466, entre os municípios de Pitanga e Turvo, no Centro do Estado. O projeto, orçado em R$ 514.230.020,00, representa um dos maiores investimentos em infraestrutura rodoviária da região e promete transformar o trecho de 45,5 quilômetros, promovendo mais segurança e fluidez ao tráfego.
Resultado da Concorrência
A empresa Construtora Sanches Tripoloni Ltda. foi a melhor classificada no processo, com a melhor proposta negociada. Agora, a construtora tem até esta terça-feira (28) para encaminhar uma planilha de preços atualizada e os documentos exigidos em edital para análise da comissão de contratação do DER/PR.
O resultado final será publicado no Diário Oficial e nos portais Compras Paraná e Compras.gov, conforme as normas de transparência e publicidade do processo licitatório.
Pavimento Rígido e Técnica Inovadora
A obra contará com a implantação de uma nova pista em pavimento rígido de concreto, uma tecnologia conhecida por sua alta durabilidade, com vida útil projetada de 30 anos. A pista existente será restaurada utilizando a técnica de whitetopping, que consiste em aproveitar o pavimento asfáltico como base para a aplicação de concreto de cimento Portland com 22 centímetros de espessura.
A duplicação terá um canteiro central ao longo de quase toda a extensão, garantindo separação das pistas, exceto no perímetro urbano de Pitanga, onde será instalada uma barreira de concreto do tipo New Jersey, além de barreiras laterais para aumentar a segurança dos usuários.
Melhorias e Estruturas no Trecho
O projeto inclui a construção de três viadutos do tipo Diamante, que facilitam o fluxo de veículos nos entroncamentos, permitindo entradas e saídas pelos dois sentidos da rodovia. Eles estarão localizados:
- No perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239.
- No entroncamento com a Avenida Universitária, também em Pitanga.
- No entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
Além disso, duas novas pontes serão construídas, paralelas às já existentes:
- Sobre o Rio Carazinho, no trecho entre a PR-456 e a PR-820 (acesso para Boa Ventura de São Roque).
- Sobre o Rio Bonito, entre a PR-820 e o município de Turvo.
O projeto também prevê uma passarela para pedestres no perímetro urbano de Pitanga, localizada entre os dois viadutos.
Outras Melhorias
Entre as diversas melhorias planejadas, estão:
- Nove retornos em nível, garantindo acessos estratégicos ao longo do trecho.
- Novo sistema de drenagem de águas, para evitar alagamentos e desgaste da pista.
- Sinalização horizontal e vertical.
- Dispositivos de segurança viária, como barreiras e defensas metálicas.
- Calçadas e abrigos para ônibus.
- Iluminação pública, especialmente nos viadutos e retornos.
Prazos e Execução
O contrato utilizará o regime de Contratação Semi-integrada, no qual a empresa vencedora é responsável pela elaboração do projeto executivo e pela execução da obra. O prazo total será de 750 dias corridos, divididos da seguinte forma:
- 90 dias iniciais para elaboração do projeto executivo.
- A partir do segundo mês, serão iniciados os primeiros trabalhos, como terraplenagem e implantação do sistema de drenagem.
Impacto Regional
A duplicação da PRC-466 é considerada estratégica para o desenvolvimento do Centro do Paraná. O trecho entre Pitanga e Turvo é utilizado diariamente por motoristas que transportam produtos agrícolas, madeira e outros bens essenciais para a economia local e estadual. Com a duplicação, espera-se uma redução significativa nos acidentes e uma melhora na logística de transporte.
“O investimento em infraestrutura rodoviária não só traz segurança, mas também impulsiona a economia regional. Estamos dando um passo importante para o futuro de Pitanga, Turvo e todo o Paraná”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Transformação em Concreto
A escolha do pavimento de concreto reflete a busca por soluções de longo prazo para as rodovias estaduais. “A durabilidade do concreto é um fator determinante, especialmente em rodovias com grande volume de tráfego pesado, como a PRC-466”, explicou o diretor-presidente do DER/PR.
Próximos Passos
A assinatura do contrato e a emissão da Ordem de Serviço estão previstas para as próximas semanas. Após a conclusão do projeto, o trecho Pitanga-Turvo será uma referência em infraestrutura rodoviária no Paraná, com impacto positivo para moradores, empresas e motoristas que utilizam a rodovia.
Expectativas da Comunidade
Moradores e comerciantes locais demonstram otimismo com a obra. “Esperamos há anos por essa duplicação. Vai melhorar a segurança para quem viaja e facilitar a logística para quem trabalha na região”, disse um empresário de Turvo.
Com um investimento robusto e um planejamento detalhado, a duplicação da PRC-466 promete ser um marco no desenvolvimento da região, consolidando a rodovia como uma via moderna, segura e eficiente.
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