Por Pr. Rilson Mota
Na região Centro-Sul do Paraná, onde a terra respira agricultura e a vida pulsa em cada curva das rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) trouxe um sopro de renovação à PR-565. Entre Laranjeiras do Sul e Porto Barreiro, um trecho de 15 quilômetros ganhou uma nova capa de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um investimento que vai além do asfalto, alcançando o coração de cerca de 36 mil habitantes.
A obra, realizada pela autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), não parou na pavimentação. Nos próximos dias, a estrada receberá uma nova sinalização horizontal, com linhas pintadas no eixo e nas bordas, como um guia luminoso que promete mais segurança e conforto aos motoristas que cruzam essa ligação vital. É um detalhe que faz toda a diferença em uma rodovia que respira movimento.
Para Porto Barreiro, essa nova capa é mais do que uma melhoria estética; é uma artéria renovada que conecta o município à BR-277, a espinha dorsal do escoamento da produção agropecuária local. Soja, trigo, milho, feijão, aveia, gado e frango agora têm um caminho mais firme para chegar aos mercados, sustentando a economia de uma região que vive do suor da terra.
Além disso, a PR-565 revitalizada é uma ponte para os moradores da área rural, que dependem dela para acessar a sede de Porto Barreiro. O que antes era um trajeto de incertezas, marcado por buracos e riscos, agora se transforma em uma rota de confiança, aproximando famílias, serviços e oportunidades em um município que pulsa com a simplicidade do interior.
Os serviços fazem parte de um contrato maior de conservação do pavimento, abrangendo 376,73 quilômetros de rodovias sob a gestão do Escritório Regional Centro Oeste da Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR. Com um investimento robusto de R$ 66.330.649,64, a iniciativa beneficia não apenas Laranjeiras do Sul e Porto Barreiro, mas toda uma rede de municípios interligados, fortalecendo a infraestrutura da região.
Enquanto isso, o DER/PR não esquece as estradas rurais que cruzam o coração do Paraná. Um contrato específico de R$ 4.277.777,77 está revitalizando o trecho não pavimentado da PR-565, entre Porto Barreiro e Porto Santana, no Rio Iguaçu, além da PR-364, entre Goioxim e Marquinho. São 57,59 quilômetros de vias que sustentam a vida rural, agora com melhores condições para enfrentar as chuvas e o desgaste do tempo.
Essa transformação na PR-565 é um exemplo vivo do impacto da infraestrutura na vida cotidiana. Cada quilômetro pavimentado é um passo rumo à segurança dos motoristas, à eficiência no transporte de cargas e à dignidade de quem depende dessas estradas para viver e trabalhar. É o asfalto trazendo progresso, mas também esperança.
A região Centro-Sul, com sua rica tapeçaria de campos e comunidades, vê nesta obra um reflexo do compromisso do DER/PR em conectar pessoas e fortalecer economias locais. A BR-277, embora seja a grande rodovia, ganha um aliado renovado na PR-565, uma estrada que, agora, carrega mais do que veículos — carrega sonhos e possibilidades.
Para os agricultores, comerciantes e moradores, o novo pavimento é uma promessa cumprida de dias melhores. O som dos pneus sobre o asfalto fresco substitui o rangido das estradas antigas, enquanto a sinalização horizontal guia o caminho como um farol para um futuro mais seguro e próspero.
Esta reportagem celebra a PR-565 não apenas como uma rodovia, mas como um símbolo de renovação para Laranjeiras do Sul e Porto Barreiro. Que cada linha pintada e cada camada de asfalto reforcem o laço entre essas comunidades, provando que a infraestrutura, quando bem cuidada, é a base de uma vida mais plena no interior paranaense.
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