Por Pr. Rilson Mota
O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou o sucesso de mais um leilão do programa de concessões rodoviárias do Paraná, realizado nesta quinta-feira (12) na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. O Lote 3, com 569 quilômetros de rodovias estaduais e federais, foi arrematado pela CCR S.A., que ofereceu um desconto de 26,6% na tarifa de referência, garantindo um pacote de investimentos de R$ 15,8 bilhões.
O governador destacou o impacto do modelo de concessão, considerado o maior programa do tipo na América Latina.
“Este resultado reforça o acerto da modelagem. Estamos falando de mais de R$ 50 bilhões em investimentos em sete anos, com tarifas justas e muitas obras. Só neste trecho, são quase R$ 16 bilhões para segurança, mobilidade e desenvolvimento econômico”, afirmou Ratinho Junior.
Redução de tarifas e inovação no modelo
A concessão inclui rodovias estratégicas que conectam o Norte do estado ao Porto de Paranaguá. Diferente dos modelos antigos, o programa prioriza a empresa que oferece a menor tarifa ao usuário. Com a proposta vencedora, o custo por quilômetro deve cair de 25 centavos para cerca de 10 centavos, representando descontos reais de até 50% em relação às tarifas praticadas anteriormente.
“Garantimos uma tarifa reduzida e muitas entregas. Isso demonstra que acertamos na modelagem e na condução do programa”, completou o governador.
Impacto econômico e social
O Lote 3 abrange 22 cidades e prevê melhorias em rodovias como as federais BR-369, BR-373 e BR-376, e as estaduais PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. Entre as principais intervenções, destacam-se:
- 132 quilômetros de duplicações;
- 24,6 quilômetros de faixas adicionais;
- Construção do Contorno de Apucarana, do Contorno de Califórnia e dois contornos em Ponta Grossa;
- Conclusão da duplicação da Rodovia do Café, da PR-445 e da PR-323.
O contrato de 30 anos exige que as principais obras sejam executadas nos primeiros anos e prevê investimentos de R$ 9,8 bilhões em infraestrutura e R$ 6 bilhões em serviços operacionais, como atendimento médico e mecânico, pontos de descanso para caminhoneiros e balanças de pesagem.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as intervenções devem gerar 143 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda, fortalecendo a economia regional e estadual.
Próximos passos no programa de concessões
Outros dois lotes já foram concedidos em 2023, e mais um será leiloado na próxima semana. Em 2025, o programa prevê outros dois certames, totalizando 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais concedidas.
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, elogiou a parceria com o Paraná.
“Esse modelo é transformador. A equipe do governador Ratinho Junior trabalhou conosco para estruturar leilões que estão mudando a realidade do estado, um dos que mais cresce no Brasil.”
Desenvolvimento com foco na mobilidade
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou o impacto do Lote 3 na logística estadual.
“São quase R$ 16 bilhões que levam segurança ao produtor, economia para as famílias e desenvolvimento para o Paraná.”
O programa de concessões rodoviárias do Paraná consolida-se como referência nacional, garantindo não apenas infraestrutura de qualidade, mas também acessibilidade e desenvolvimento para os paranaenses.
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