Marcos Montes vai ser o novo ministro da Agricultura. Atualmente, ele faz parte da pasta como secretário-executivo. Ou seja: integra a equipe de Tereza Cristina, atual ministra.
De acordo com o Canal Rural, a posse está marcada para a quinta-feira 31. Formado em medicina, Montes atuou como secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, entre 2004 e 2006, e ainda manteve-se no cargo de deputado federal pelo Estado, de 2007 a 2019.
Além disso, ele foi prefeito de Uberaba (MG) por duas vezes: de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004. A cidade mineira é um dos grandes polos do agronegócio brasileiro. Montes também é produtor rural, conforme os dados apresentados na declaração de bens feita à Justiça Eleitoral em 2018. Naquele ano, ele foi candidato ao cargo de vice-governador de Minas Gerais pelo PSD, integrando a chapa de Antonio Anastasia (então no PSDB, e hoje é ministro do Tribunal de Contas da União).
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Rádio Jovem Pan, concedida em 21 de março, Tereza Cristina havia adiantado que seu secretário poderia substituí-la. Deixando a pasta, ela deve se candidatar ao senado pelo PP de Mato Grosso do Sul.
A ministra também concorreu em outras disputas eleitorais. Em 2014, Tereza Cristina se elegeu pela primeira vez como deputada federal por Mato Grosso do Sul, e repetiu o feito em 2018.
Fonte: Revista Oeste