A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) publicou nesta sexta-feira (11) o edital para o Estudo de Viabilidade Técnica, Socioeconômica, Ambiental e Jurídica (EVTEA-J) do Complexo Rodoviário no Litoral do Paraná. O projeto visa a implantação de 151 quilômetros de novas rodovias na região, oferecendo melhorias na mobilidade e desenvolvimento do litoral paranaense.
A abertura das propostas para o estudo está marcada para o dia 9 de dezembro, por meio do portal Compras.gov, com investimento estimado em R$ 4,16 milhões. O prazo para a execução do estudo é de 15 meses após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.
Impacto e Alcance do Complexo Rodoviário
O estudo EVTEA-J será aplicado a três trechos principais:
- Trecho 1: Segmento norte, entre a BR-277 (Marta) e a BR-116 (Alpino), com 55 km de extensão, além de um novo acesso ao Porto de Antonina, com mais 10 km.
- Trecho 2: Segmento sul, entre a BR-277 (Marta) e a BR-376, na divisa com Santa Catarina, com 62 km.
- Trecho 3: Conexão entre o Trecho 2 e a PR-508, contornando o norte da Baía de Guaratuba, com 24 km.
O principal objetivo do projeto é melhorar o acesso aos portos de Antonina e Paranaguá, além de integrar o Litoral com as malhas rodoviárias de Santa Catarina e São Paulo, favorecendo tanto o setor logístico quanto o turismo na região.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, “o projeto não só melhorará o acesso logístico e turístico, como também aliviará o tráfego e os congestionamentos, principalmente durante a alta temporada, beneficiando toda a população local e visitantes.”
Sustentabilidade e Participação Popular
O estudo se baseará no desenvolvimento sustentável, levando em consideração aspectos sociais, ambientais e econômicos. O secretário destacou que o projeto será desenvolvido ouvindo diferentes setores da sociedade, como ambientalistas, produtores rurais e representantes municipais, para garantir que as melhores alternativas sejam propostas.
Duas Fases do EVTEA-J
O estudo será dividido em duas fases: a preliminar, que inclui estudos ambientais, de tráfego, geológicos e socioeconômicos, e a fase executiva, que analisará as alternativas, os custos e benefícios, e apresentará as conclusões e recomendações. A SEIL será responsável por acompanhar e fiscalizar a execução de todas as etapas do contrato.
Soluções para a Infraestrutura Rodoviária do Litoral
A malha rodoviária do litoral do Paraná, que inclui rodovias estaduais e federais como a BR-277, BR-376 e PR-410, tem enfrentado desafios recorrentes, como bloqueios devido a chuvas intensas. Com o novo Complexo Rodoviário, essas situações poderão ser evitadas, garantindo melhores alternativas de tráfego e reduzindo o isolamento da região em períodos críticos.
Com essa importante iniciativa, o Governo do Paraná busca promover o desenvolvimento econômico, facilitar o escoamento da produção e proporcionar maior segurança e conforto aos usuários das rodovias que cruzam o litoral do estado.
Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Pr. Rilson Mota
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