A recém-inaugurada ponte que conecta a Ilha dos Valadares ao Mercado Nilton Abel de Lima, no Centro de Paranaguá, já está trazendo benefícios expressivos para os moradores e comerciantes da região. A nova estrutura, com 294 metros de extensão, facilita o trânsito de veículos e o transporte de passageiros, além de melhorar o acesso a serviços essenciais como saúde e educação.
A Ilha dos Valadares abriga mais de 30 mil habitantes, que antes dependiam de uma passarela ou da balsa para veículos a fim de chegar ao continente. Agora, com a ponte em operação desde setembro de 2024, a população desfruta de maior mobilidade, o que está transformando o dia a dia dos moradores e fomentando novas oportunidades para o comércio e o turismo local.
Com a nova facilidade de acesso, muitos comerciantes já sentem os impactos positivos no movimento de clientes. Ernesto Alves Pacheco, gerente de uma rede de farmácias na Ilha, relata que a obra foi um divisor de águas: “Com a ponte, recebemos muitos clientes de fora da ilha, principalmente por causa dos preços mais competitivos. A obra trouxe uma mudança histórica para Valadares”, afirmou.
A moradora Sônia Pereira, que vive na região há 19 anos, também comemora a transformação que a ponte trouxe. “Sonhamos com essa ponte por tanto tempo que parecia impossível. Agora que está pronta, é maravilhoso ver como ela facilita a vida de todos. As pessoas estão aproveitando e o melhor de tudo, sem custo”, disse, referindo-se ao fato de que, antes, era preciso pagar pela travessia de balsa.
Outro beneficiado pela nova infraestrutura é o mestre artesão Zeca Martins, de 72 anos, conhecido por confeccionar instrumentos musicais tradicionais, como rabecas e cavaquinhos. Para ele, a ponte também é um avanço significativo: “Agora, tudo ficou mais fácil, desde receber materiais para meu trabalho até a circulação das ambulâncias e bombeiros. A ponte vai transformar a vida de quem mora aqui, além de preservar nossas tradições culturais”, destacou Zeca, que também participa ativamente na preservação do Fandango, uma manifestação folclórica típica da região.
Investimento e detalhes da obra
O projeto da ponte foi financiado com R$ 14,7 milhões, sendo R$ 11,7 milhões oriundos do Governo do Estado, por meio de uma Transferência Voluntária da Secretaria Estadual das Cidades (Secid). O restante foi complementado pela prefeitura de Paranaguá. Além da construção da ponte, o projeto inclui a revitalização da passarela para pedestres e ciclistas, serviços de pavimentação, sinalização e paisagismo, o que contribui para a melhoria geral da infraestrutura da região.
Camila Scucato, secretária estadual das Cidades, enfatizou a importância da parceria entre o governo estadual e a prefeitura para a realização da obra: “Essa ponte não só melhora a mobilidade e o acesso a serviços essenciais, como também tem o potencial de impulsionar o comércio e o turismo na Ilha dos Valadares”, ressaltou.
Outras grandes obras no Litoral do Paraná
A construção da ponte faz parte de um conjunto de grandes projetos de infraestrutura que o Governo do Estado está executando no litoral. Entre eles, destacam-se a Ponte de Guaratuba, a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná, além da duplicação da rodovia entre Guaratuba e Garuva, que visam melhorar a mobilidade e fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Pr. Rilson Mota
Para mais informações e atualizações sobre essa e outras notícias, acompanhe o Amor Real Notícias em nossas redes sociais e junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e Telegram para receber notícias em tempo real:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.