Uma das obras mais aguardadas na região Sudoeste, a revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, no acesso a Santa Catarina, acabará com a espera de duas décadas da população por melhorias na trafegabilidade.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta quinta-feira (28) uma das obras mais aguardadas da região Sudoeste: a revitalização do trecho da PRC-280 que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina.
Dos 59,55 quilômetros mais degradados da rodovia, 20 quilômetros já estão liberados, com os dois lados da rodovia prontos; e há mais 10,5 km em meia pista realizados, totalizando quase 40% de conclusão da obra. O investimento do Governo do Estado é de R$ 107,4 milhões e acaba com uma espera de duas décadas por melhorias na trafegabilidade da região.
A obra é a primeira do Estado a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação. Além das pistas de rolamento, os acostamentos também estão sendo executados em concreto.
“Quando assumimos o governo, essa era uma das rodovias que estava em piores condições do Estado. Existia há 40 anos e estava com o asfalto totalmente deteriorado, o que causava muitos acidentes. Eu determinei que fizessem um projeto de concreto, igual é feito nos Estados Unidos e Europa, iniciando um novo modelo de obras no Paraná, que são rodovias que duram 25, 30 anos, sem necessidade de manutenção periódica”, declarou o governador. “Isso vai gerar diminuição de custo e mais segurança para os caminhoneiros e para quem utiliza essa rodovia”.
“A PRC-280 só tinha duas alternativas: ou a reconstrução ou esse sistema de whitetopping, o primeiro do Estado do Paraná. São 22 centímetros de concreto sobre o pavimento já existente. É uma rodovia com tráfego muito pesado com caminhões com madeira, e isso obviamente causa um dano significativo ao pavimento. Essa solução foi a ideal, por ser a mais econômica, já que a manutenção será feita só daqui 25 anos”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.
OBRA – A obra integra o Avança Paraná, programa do Governo do Estado que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
A pavimentação foi iniciada em dezembro do ano passado, mas as obras começaram bem antes com a preparação da pista e dos acostamentos para receberem as placas de concreto de 22 centímetros de espessura. Foi feita a fresagem na pista de rolamento e o nivelamento dos acostamentos com brita. A obra prevê, ainda, adequação dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical e elementos de segurança.
A intervenção também é um marco na engenharia rodoviária estadual. Em uma usina instalada próxima à obra, o concreto é feito da seguinte forma: pedras em diferentes tamanhos são colocadas em uma máquina totalmente automatizada, para então serem misturadas com cimento e, posteriormente, depositadas em um caminhão, que despeja a mistura no trecho a ser pavimentado.
O concreto tem 1h30 de tolerância para não endurecer no trajeto. Após descarregada, uma escavadeira espalha a mistura na frente da pavimentadora, que dá o acabamento no asfalto. Esse mesmo procedimento se repetirá ao longo de todo o trecho.
MELHORIAS – Segundo o caminhoneiro Gilberto Evangelista Rosa, a expectativa é de melhora significativa. “Tinha bastante buraco, quebrava o caminhão, aí tinha que ficar sem trabalhar. Dava muito prejuízo, então, em princípio, vai ficar bom”, disse.
Idilso Marta, funcionário do posto de combustível Novo Horizonte, próximo à rodovia, conta que antes o trecho era muito arriscado. “Era bem complicado de andar, agora está ficando 100%, muito bom assim. Ficou bem melhor”, acrescentou.
Para Rudimar Antônio Zin, proprietário do restaurante Chapão da Nety, localizado próximo ao entroncamento da PRC-280 com a PR-153, a revitalização vai garantir mais segurança aos motoristas e ainda impulsionar economicamente a região. “Para percorrer 60 quilômetros de Palmas até aqui o pessoal levava duas horas por conta da quantidade de buracos. Meus clientes chegavam com raiva, porque era muito acidente, carro estragado. Agora é de concreto, uma obra de primeiro mundo. Isso vai nos favorecer”, comemorou.
O proprietário da Limberger Autopeças de General Carneiro, Adriano José Limberger, utiliza diariamente a rodovia e endossa as melhorias. “Agora com concreto vai ficar melhor, vamos ver depois a resistência. Estava dando bastante acidente, mas o buraco no asfalto está resolvido”, afirmou.
TERCEIRAS FAIXAS – Além da pavimentação em concreto, outras obras estão em andamento na PRC-280. Estão sendo implantadas cerca de 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, com um investimento de mais R$ 26,8 milhões.
“As terceiras faixas vão aumentar a capacidade de carga, trazendo mais desenvolvimento para o Sudoeste, que é uma região muito importante do Estado. Esse é o Paraná inovador, trazendo novas tecnologias, novas metodologias de trabalho e levando mais segurança para as rodovias paranaenses”, destacou o governador
A implantação entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em maio.
A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.
PRESENÇAS – Participaram da vistoria o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os deputados estaduais Guto Silva, Paulo Litro e Luiz Fernando Guerra; além de fiscais da empresa responsável pela obra.
Fonte: AEN