A comunidade ucraniana que mora em Curitiba fez uma missa, neste domingo (6), na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, onde os fiéis pediram por paz na região da Ucrânia.
O encontro ocorreu enquanto as tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia colocam alertas em todo o mundo, face à possibilidade cada vez mais real de uma guerra entre esses dois países.
Segundo a comunidade, existem cerca de 600 mil descendentes da Ucrânia no Brasil. Desse total, a estimativa é de que 80% deles vivem no Paraná.
As maiores colônias estão em Curitiba, Prudentópolis, na região central do Paraná, e Mallet, no sul do estado.
“Eu estou vendo com muita aflição, porque sou descendente, tenho parentes lá e amigos, então a sensação é de medo, de aflição, porque nós já sabemos a história que a Ucrânia passou antigamente, com nossos antepassados que precisaram abandonar a terra para buscar uma situação melhor”, disse a aposentada Elisabete Maria Beltrane.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/A/iezX9OSnej3wYeaBmm4A/ucrania-3-.jpeg)
Representantes da comunidade pedem que Bolsonaro também visita a Ucrânia — Foto: Wilson Kirsche/RPC
De acordo com os fiéis, eles estão receosos com o risco de confronto da Ucrânia com a Rússia, por isso, se mobilizaram com orações.
Ao fim do encontro, os participantes seguraram cartazes com frases em inglês, pedindo “parem Putin, parem a guerra”, e em ucraniano, dizendo “estamos com a Ucrânia”.
Segundo o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), Vitório Sorotiuk, a expectativa da comunidade é que o governo federal também viaje até a Ucrânia.
“Nós esperamos que o presidente Bolsonaro atenda o ofício que protocolamos e que ele visite o presidente da Ucrânia, que já fez convite para ele. Queremos que ele visite a Rússia, mas visite a Ucrânia também. Se ele for estar com o Putin, que ele diga que existem 600 mil brasileiros aqui que já foram tocados pelo cerco que ele [Putin] está fazendo à Ucrânia. Que diga que muitos parentes de familiares do Brasil já morreram no conflito do Donbass que ele [Putin] apoia e instiga.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/V/f/ggJJl2Snezb73gp7on4Q/ucrania-2-.jpeg)
Velas artesanais foram acessas em pedido de paz à Ucrânia — Foto: Wilson Kirsche/RPC
Durante a missa, fiéis utilizaram roupas típicas e símbolos da cultura ucraniana. Houve ainda benção sobre as velas.
Os fiéis também cantaram um hino durante a missa que dizia: “Ó Deus, proteja a Ucrânia (…) dê-lhe liberdade, dê-lhe destino.”
“A comunidade inteira está muito apreensiva. Nós estamos em uma tensão muito grande, porque muita gente tem familiares. Mais que isso, nós temos uma ligação com a cultura e genética com a Ucrânia, nós somos descendentes”, disse Sorotiuk.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/0/f/AeTHM3Q6OSQT4CI7WkZw/ucrania-1-.jpeg)
Moradores de Curitiba pedem por paz na Ucrânia — Foto: Wilson Kirsche/RPC
Por Wilson Kirsche/RPC
JNews : Social Meta
Activate
JNews : Override Fake Counter
Activate
JNews : Video Option
Activate
JNews: Configuração de postagem única
Activate
- Post
- Bloco
Status e visibilidade
VisibilidadePúblicoPublicarImediatamenteFormato do postGaleriaPadrãoVídeosRevisão pendenteEnviar para o Telegram Mover para a lixeira
Link permanente
Categorias
Pesquisar categoriasBrasilColunistasPastor Rilson MotaEconomiaEducaçãoEsportesFutebolGospelGuarapuavaMundoObituárioParanáPolíticaRegiãoSaúdeTecnologiaUncategorized
Tags
Adicionar nova tag
Separe com vírgulas ou com a tecla Enter.
MAIS USADAS
- Covid-19
- Vacina Covid-19
- Ministério da Saúde
- SESA-PR
- Policia Militar
- Tecnologia
- 16º BPM
- Guarapuava
- Óbitos na Região
- Comunidade Evangélica Amor Real
Imagem destacada
Definir imagem destacada
Resumo
Discussão
JNews: categoria primária
Activate
OneSignal Push Notifications
Alternar painel: OneSignal Push Notifications Send notification on post publish Customize notification contentAbrir o painel de publicação
- Post






