Na manhã de ontem (10), o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, se reuniu com integrantes das associações de classes para discutir assuntos atinentes a revisão da tabela do subsídio dos Militares Estaduais.
De início o Comandante lembrou que, na data de quarta-feira (09/03), houve uma reunião no Palácio Iguaçu, onde esteve presente o Governador do Estado, Secretário de Segurança Pública, o Secretário Chefe da Casa Civil e representantes das Associações, sendo debatido vários assuntos referentes a reformulação da tabela de subsídio e apresentado ao Governador e quais são as demandas, que, tomando ciência da situação, determinou ao Secretário Chefe da Casa Civil, que avaliasse a tabela recebida e também uma nova tabela, apresentada ontem por outra Associação.
Coronel Hudson continuou a fala explicando que gerou-se uma expectativa ontem da divulgação da revisão da tabela de subsídio, fato que culminou em instabilidade para a tropa diante dessa expectativa. Ressaltou que o estudo da tabela de subsídio vem ocorrendo desde o ano de 2019 através de uma proposta do Deputado Estadual Coronel Lee, em que remetia a equiparação com a Polícia Civil. Em setembro de 2021 o aludido Deputado apresentou uma nova tabela revendo essa questão.
O Comandante destacou que as tratativas a este respeito vem ocorrendo com as Associações e com outros que vem procurar o alto Comando sobre a necessidade da apresentação da tabela.
Na data de 08 de fevereiro em reunião anterior com o Governo do Estado, através de um decreto, foi nomeada uma Comissão para que fosse realizado um estudo e apresentação da tabela, a fim de verificar junto a Secretaria de Estado da Fazenda a possibilidade de efetivação do pedido.
Ontem o Governador recebeu a tabela formulada pela Comissão instituída.
A tabela apresentada pela Comissão instituída, propõe inicialmente um aumento de 50% para o Soldado, 45% do Cabo ao Subtenente, do 2º Tenente e 1º Tenente 35% e aos demais 10% até o posto de Coronel.
Cabe ressaltar que ainda está sendo estudado, sem garantir que será aceito, conforme o próprio Comandante-Geral reforça.
“Outra tabela que também foi apresentada ontem pelo Sargento Carlos também está sendo apreciada, pedimos agilidade nessas reuniões, então já está sendo verificado com a Casa Civil para que na segunda-feira aconteça uma reunião para tratar do assunto”, disse.
Destaca ainda que “tão logo o Comando tenha um posicionamento por parte do Governo do Estado em relação ao percentual, serei o primeiro a tornar isso público, então ontem tivemos a divulgação da tabela que foi apresentada pela Comissão, tivemos também a apresentação da tabela da equipe composta pelo Sargento Carlos, temos ainda a tabela que foi apresentada pelo Deputado Coronel Lee e vamos chegar nesse alinhamento e no prazo”.
Por fim, o Comandante pede “prudência, respeito, união entre as pessoas, união entre os policiais militares! Estamos buscando o mesmo objetivo, a nossa fala é sempre pela melhoria para a nossa base, temos falado diariamente com o Governo do Estado, ele está ciente disto, não estamos pedindo avanços significativos para os nossos Oficiais, estamos solicitando o atendimento imediato à base da nossa Polícia Militar que vai do Soldado até o 1º Tenente, que são os que ganham menos, para que consigamos resolver esse problema. Peço que confie em mim, confie no que estamos fazendo, não acreditem em notícias que são falsas, que geram expectativas, geram instabilidade, conversem, nós estaremos sempre aqui com as portas abertas para ouvi-los.”
Também estavam na referida reunião o Subcomandante-Geral, Coronel Barroso, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Vasco, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Prüsse e o Chefe da Diretoria de Pessoal Coronel Brëunig.
Comunicação Social da PMPR.






