Mamoeiro foi descoberto em Nova Aurora, no oeste do Paraná. Árvore mede 14 metros e 55 centímetros de altura.
Um passeio pela propriedade rural em Nova Aurora, no oeste do Paraná, em um domingo no mês de abril de 2021 fez o agricultor Tarcísio Folts, 56 anos, encontrar na terra dele o pé de mamão considerado o mais alto do mundo pelo livro mundial de recordes Guiness Book.
Ele conta que não acreditou que se tratava de um mamoeiro pela altura da árvore, que tem 14 metros e 55 centímetros de altura. O agricultor comenta que teve que chegar mais perto para ter certeza.
“Olhei pra cima e tinha até fruta, é mamão,” relatou bem humorado Tarcísio.
Ao encontrar a árvore, Tarcísio acionou o amigo e também agricultor, Gilberto Franz, 56 anos, que foi dono da área de terra por mais de vinte anos. Ao ver a árvore, o amigo conta que já pensou que o mamoeiro poderia ser inscrito no livro de recordes.
“Eu falei, vamos pro Guiness,” relembrou Gilberto.
A árvore foi verificada pelo livro Guiness Book em 2 de setembro de 2021.
Inscrição no Guiness Book
Os dois amigos contam que fizeram um vídeo caseiro com o apoio de um drone, mas ao consultarem o site da instituição, descobriram que era necessária uma equipe com vários especialitas que comprovassem que aquele era de fato um mamoeiro.
Além disso, era necessária a medição de um profissional para saber a altura exata da árvore.
“É o órgão internacional mais importante do mundo pra recordes. Então fomos atrás do que era necessário,” conta Gilberto.
Para as medições e identificação da planta, foi necessária a contratação de um topógrafo, um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola, um fotógrafo profissional e um horticultor.
A equipe estava formada, porém, surgiram alguns problemas.
Para que a medição pudesse ser feita com precisão pelo topógrafo, era necessário que não tivesse nenhum tipo de movimento de galhos. Outra dificuldade era que a parte final do tronco da árvore ficava escondida atrás de galhos, folhas e futos.
Amigos felizes em frente ao mamoeiro com o título do Guiness Book — Foto: Arquivo pessoal/Tarcisio Folts e Gilberto Franz
Dias antes da medição, conforme relataram os agricultores, uma forte geada atingiu a região, acompanhada de uma das estiagens mais críticas registradas no oeste do Paraná.
A planta, que na medição dos agricultores era de 16 metros, começou a perder galhos, folhas e frutos. Os amigos contam que pensaram que o mamoeiro iria morrer.
Porém, passadas algumas semanas, viram pequenos brotos saindo da ponta da árvore e deram prosseguimento à medição.
A medição foi feita e com ânimo renovado, segundo oa agricultores, pela sobrevivência do pé, iniciaram o envio dos arquivos.
Segundo Gilberto, foram necesarias quase 24 horas para enviar todos os arquivos exigidos pelo Guiness.
Maior mamoeiro do mundo é registardo no oeste do Paraná pelo Guiness Book — Foto: Arquivo pessoal/Tarcisio Folts e Gilberto Franz
Idade da planta
De acordo com os agricultores, não é possível saber qual a idade da planta. Pela avaliação dos profissionais que auxiliaram nas medições para o livro do recordes, a planta pode ter de 8 a 11 anos.
Comer os frutos da planta é impossível, mas segundo Frans, isso não tem importância já que os pássaros, que provavelmente foram os responsáveis pelo plantio, estão aproveitando.
“Quem consegue pegar mamão naquela altura? Melhor deixar aos passarinhos, até porque com certeza foram eles que sememaram esse pé enorme”, diz o agricultor.
O mamoeiro é uma planta típica de regiões tropicais e subtropicais. A fruta nasce em árvore fêmea e é de sabor doce, rica minerais e vitaminas. Com ela, é possível fazer sobremesas, sucos, entre outros.
Recorde anterior
De acordo com o livro dos recordes, o maior mamoeiro havia sido registardo anteriormente na Índia.
A árvore mede 14 metros e sete centímetros de altura. O mamoeiro era de Jhantu Paul e foi verificado no dia 22 de janeiro de 2017, segundo o Guiness Book.
Fonte: RPC