Nesta semana ocorre em Recife, Pernambuco, a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL). O evento é correalizado por 16 instituições para promover o debate sobre a Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, participa das discussões e atividades, juntamente com membros da equipe técnica da SEMAG. Nesta quinta-feira (17), Celso apresentou as iniciativas do projeto de coleta sustentável do município, abordando o tema “Desafio da Responsabilidade Compartilhada, Individualizada e Encadeada”.
“Guarapuava tem desenvolvido projetos na gestão de resíduos sólidos que são referência para outras cidades do país. Viemos partilhar nossas experiências e contribuir para que novas ações promovam o desenvolvimento sustentável com manejo adequado dos resíduos, reduzindo os impactos negativos no meio ambiente”, declarou.
A iniciativa reúne o poder público, o setor produtivo e de serviços, a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Entre os principais objetivos está a assinatura da Carta Compromisso entre governos, setor privado, academia, sociedade civil e organismos internacionais com estabelecimento de compromissos e obrigações de cada setor e a criação de um Observatório de Resíduos Sólidos para o acompanhamento dos compromissos assumidos na Carta Compromisso. Outra ação importante é a uniformização dos protocolos para extinção dos lixões, auxiliando os municípios a cumprirem a meta até 2024.
De forma simultânea, ocorreu o primeiro Encontro Anual do Fórum dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.