A secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, e a Deputada Estadual Cristina Silvestri, entregaram ao diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Rafael Andreguetto, o projeto final de revitalização do Parque Estadual São Francisco da Boa Esperança. O projeto inclui a construção de um Centro de Apoio do Turista, recepção ao visitante e passarela suspensa próximo à queda d’água do salto, ampliando a contemplação do ponto turístico de Guarapuava mais famoso.
Katriane Mila destacou que o projeto das secretarias de Planejamento e Urbanismo e de Turismo e Eventos valoriza ainda mais a beleza natural do Parque, o que deve ampliar a visitação. “Os guarapuavanos vão ter ainda mais orgulho do nosso parque e do nosso salto, que, com certeza, receberá um número ainda maior de turistas, contribuindo com o processo de retomada as atividades pós-pandemia”, afirmou a secretária, agradecendo a parceria de toda equipe da SEDEST. “Sempre fomos muito bem atendidos pelo secretário Marcio Nunes, diretor Rafael Andreguetto e demais diretores, que entenderam a importância do Parque para o turismo do Paraná”.
A SEDEST e o Instituto Água e Terra vão dar início ao processo de execução do projeto, sendo uma das iniciativas promovidas ao longo dos últimos dois anos no Parque. “Nós efetivamos a alteração do nome que agora é Parque Estadual São Francisco da Boa Esperança, possibilitando a parceria junto com o município de Guarapuava e agora vamos qualificar a infraestrutura de visitação para que ele realmente tenha atenção que merece, tonando-se um dos grandes produtos turísticos sustentáveis do Paraná. O investimento previsto está em cerca de R$1,2 milhão e duzentos mil reais”, esclareceu Andreguetto.
Cristina Silvestri reforçou que os três municípios da tríplice fronteira, Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, ganham com a revitalização do Parque. “Esse projeto é uma reivindicação muito antiga, que vem se fortalecendo desde o governo passado. Agora temos a certeza que vamos garantir essas melhorias e deixar o Parque ainda mais atrativo, valorizando o Salto São Francisco, o maior do Sul do Brasil e um dos maiores do país”, finalizou a deputada.