Adriano Brum
Os trabalhadores da área da saúde nas suas diversas funções, sempre tiveram um ambiente insalubre, mas no atual contexto da pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), estão diretamente expostos aos riscos biológicos e possivelmente mais vulneráveis a impactos emocionais e psicológicos.
Essa realidade se agrava perante a crise de saúde pública, onde os ambientes de trabalho necessitam de rápidas mudanças e adaptações, muitas vezes além da sua viabilidade. A população sofre na eminência de falta de equipamentos, estrutura apropriada mas, principalmente, carência de recursos humanos na linha de frente dos atendimentos, caso os profissionais não sejam preservados, tanto física, como mentalmente.
Sintomas como: alterações do sono, alterações de apetite, irritabilidade, dificuldade para relaxar e “desligar-se” do trabalho, dores generalizadas no corpo, sintomas psicossomáticos, falta de concentração, desânimo, medo, insegurança, cansaço extremo, inquietação, tristeza, preocupação, confusão, descrença, desmotivação, falta de esperança, tremores sem explicação, ansiedade e angústia necessitam ser avaliados tanto na sua intensidade como na frequência.
É necessário, portanto, um olhar sensível à saúde mental desse grupo de trabalhadores durante o enfrentamento da pandemia, assim como também no período pós-pandemia.
É importante destacar que caso perceba que algum colega de trabalho ou familiar trabalhador da saúde esteja apresentando dificuldades em lidar com a situação é importante incentivá-lo a buscar ajuda, seja com profissionais especializados, líderes comunitários, religiosos ou mesmo dentro da própria equipe. Ressalta-se a relevância de reconhecer os limites e pedir ajuda quando necessária.
FIOCRUZ. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: Recomendações para gestores. 2020. Disponível em: https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/73432/mod_resource/content/6/cartilha_gestores.pdf
FIOCRUZ. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: Orientação aos Trabalhadores dos Serviços de Saúde. 2020. Disponível em: https://efg.brasilia.fiocruz.br/ava/pluginfile.php/149012/mod_resource/content/7/cartilha_trabalhadores_saude.pdf