Moradores de algumas regiões de Guarapuava, na região central do Paraná, reclamam do atraso na coleta de lixo e, com isso, acúmulo de resíduos em calçadas e cestos. Segundo o morador Avelino Pasqual, da Vila Carli, ele já tentou inúmeras vezes resolver a situação junto à prefeitura.
“Faz vários meses que venho reclamando na ouvidoria da prefeitura. Ligo lá na Surg [Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava] e no pessoal da coleta de lixo também, eles falam que estão resolvendo, estão resolvendo, mas a coleta não é feita […] Eu estou cansado de reclamar na prefeitura”, desabafou.
Em alguns locais da cidade, a coleta chega a atrasar uma semana, segundo moradores. Para Avelino, a indignação é ainda maior uma vez que a população faz o pagamento da taxa de lixo.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização (Sindiurbano), os atrasos ocorrem por conta do contingente reduzido de funcionários da Surg. São 20 coletores atualmente, mas, segundo a entidade, seriam necessários 48.
Ainda conforme o Sindiurbano, por conta da sobrecarga de trabalho, os trabalhadores pararam de fazer horas extras em fevereiro.
Procurada, a Prefeitura de Guarapuava informou que precisou fazer uma alteração temporária na coleta durante o período noturno, por conta das horas extras, mas quem adaptação foi feita.
Com isso, conforme a administração municipal, a coleta será normalizada às segundas, quartas e sextas. A prefeitura também afirmou que vai contratar mais 12 funcionários via concurso público, o que deve resolver o problema.
Questionada sobre o começo das atividades dos novos profissionais, a informação é que os aprovados em exames médicos admissionais vão se apresentar em 28 de março.
Fonte: RPC