Marca foi alcançada na quarta (8); segundo prefeitura, última morte pela doença foi registrada em 19 de novembro. Saúde atribui diminuição dos índices diretamente à vacinação contra a Covid.
Guarapuava faz aniversário e comemora números baixos da covid na cidade
O município de Guarapuava, na região central do Paraná, chegou na quarta-feira (8) a 19 dias sem registro de novas mortes por Covid-19. Segundo a prefeitura, o último registro de óbito pela doença foi em 19 de novembro.
O boletim desta quinta-feira (9), data do aniversário de 202 anos da cidade, ainda não foi divulgado.
Em todo o mês de novembro, foram quatro mortes registradas na cidade.
O número representa uma queda de 97,4% dos óbitos na comparação com maio deste ano, pior momento da pandemia no município. À época, em 31 dias, foram 156 mortes confirmadas em decorrência da Covid.
Ainda conforme o boletim da prefeitura, a cidade tinha 16 casos ativos da Covid na quarta. Números semelhantes não eram registrados há quase um ano e meio, em maio de 2020, em Guarapuava.
A diminuição no número de mortes e também de casos graves, de acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, Hiagor Silva, está diretamente ligada ao avanço da vacinação contra a doença.
No município, 65% da população recebeu a segunda dose ou dose única da vacina.
Em Guarapuava, houve também redução na ocupação dos leitos que atendem pacientes da Covid. Na quarta, duas vagas (ou 5%) das 40 vagas existentes no Hospital Regional de Guarapuava estavam ocupadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/E/XC3DdkS8Cb6PB2SBIgdg/leitos-quissama.jpg.png)
Guarapuava completa 19 dias sem registro de novas mortes por Covid-19
Cuidados permanecem
Apesar dos números apresentarem melhoras significantes, segundo o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, é fundamental que a população mantenha os cuidados de prevenção à doença.
O uso de máscaras permanece obrigatório na cidade e também no Paraná.
Ele também orienta que a população faça uso constante do álcool em gel, e evitando aglomerações.
Por RPC Guarapuava



