Secretário de saúde do município disse que, apesar do aumento, casos são leves. Última morte registrada em Guarapuava foi em 19 de novembro de 2021.
Mesmo com aumento de casos, unidades de urgência e emergência estão sem pacientes internados.
Guarapuava chegou, nesta terça-feira (4), a 554 casos ativos de Covid-19, segundo balanço da prefeitura. No dia 24 de dezembro de 2021, o município tinha 10 casos ativos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas nesta terça, 181 novos registros entraram na lista. Os números refletem coletas dos últimos dois dias.
O secretário de saúde, Jonilson Pires, falou sobre o aumento, considerado alto para um período de 11 dias. Os casos ativos, entretanto, são avaliados como leves pelo chefe da pasta.
“Dois meses atrás nós vimos uma diminuição acentuada da diminuição dos casos, mas a gente sabia que poderíamos ter novas ondas de infecção conforme o tempo fosse passando”.
Apesar do aumento do número de casos, a rede assistencial do município não sofre sobrecarga, de acordo com o secretário. Não houve, também, variação de mortes.
Até esta terça, 619 pessoas perderam a vida para a doença em Guarapuava. A última morte foi há 48 dias, em 19 de novembro de 2021.
O não crescimento de mortes, segundo Pires, é reflexo da vacinação. O município tem, atualmente, 82,70% da população vacinada com pelo menos a 1ª dose.
“A própria circulação de guarapuavanos, que receberam familiares, que foram para outras cidades, além do trânsito e deslocamento, as aglomerações, tudo refletiu […] É necessário termos bom senso. As medidas de barreiras individuais são extremamente importantes”.
Frente ao aumento do número de casos, Pires disse que a secretaria está potencializando o atendimento primário à população, incluindo a ampliação do call center, serviço de triagem do município.
Os números para atendimento são (42) 9 8425-8171 (apenas WhatsApp) e 0800 642 0019.
Por g1



