Com os olhos brilhando, os alunos das turmas do pré da Escola Padre Estanislau Cebula participaram nas ultimas semanas de uma atividade especial que mexe com o coração e o interesse de muitos deles. O projeto musical Dó Ré Mi apresenta a música e os instrumentos de uma forma mais atrativa para auxiliar no aprendizado.
Em cada dia, os artistas convidados mostram instrumentos como violão, violino e o cajón. Em seguida, tocam algumas músicas para as crianças. Alice da Rosa, de 5 anos, foi uma das alunas mais empolgadas com a apresentação e já sabe qual pretende estudar. “Quero aprender a tocar violão. Até já pedi pro Papai Noel de Natal”, conta Alice.
“A intenção é que as crianças tenham contato com vários instrumentos musicais, para despertar o interesse de tocar e ouvir músicas, indo além do repertório infantil, para que eles realmente se interessem”, conta a Pedagoga do colégio, Kristinne Morgado.
De acordo com o secretário de Educação, Pablo de Almeida, esses projetos idealizados pelos professores dentro das escolas são extremamente importantes ao aproximarem os alunos de práticas mais artísticas. “Ter interesse pela música e entrar nesse mundo com vontade de aprender a tocar um instrumento, é muito significativo e acaba sendo um novo estímulo para o desenvolvimento dos alunos”, relata o secretário Pablo.
Em outra atividade as crianças conheceram o Ukulele, um instrumento de cordas havaiano, que de certa forma lembra o violão, tocado pela professora Francielle Lopes. “Sempre achei a musica muito importante no aprendizado das crianças porque tem um papel muito grande no processo de alfabetização, no quesito lírico da música por exemplo, então, esse interesse que possa surgir beneficia muito o desenvolvimento deles”, explica a professora Francielle.