Nesta terça-feira (19), ocorreu, no salão nobre, Embaixador José Osvaldo de Meira Penna, no Centro Universitário Campo Real, a abertura da programação da etapa municipal da Conferência Nacional da Educação (Conae). O evento foi realizado pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Conselho Municipal de Educação.
Realizada a cada quatro anos, a reunião é um espaço democrático aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional, desde a educação infantil até a pós-graduação. O objetivo principal é, portanto, proporcionar a todos a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.
Este ano, a edição tem como tema: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. É por meio dela que o FNE (Fórum Nacional de Educação) e o MEC (Ministério da Educação) buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da educação, com referência social.
“Nós temos vários temas que serão discutidos, e, para isso, vamos colocar em pauta a essência e o sentido verdadeiro da educação, pois precisamos levar para as salas de aula a educação com profundidade, valor e respeito. O dia de hoje é a oportunidade que temos para plantar essa semente da educação com inclusão, qualidade, e equidade”, enfatizou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Educação de Guarapuava, Carlos Marcelo Kaliberda, debates sobre inclusão e equidade são importantes na atualidade, para que dessa forma, se busque efetivamente a inclusão de todos. “Independente de suas necessidades e, garantindo as condições necessárias ao pleno desenvolvimento, as discussões como essas se tornam extremamente importantes para a construção de uma educação verdadeiramente de qualidade”, destacou.
Ainda pela manhã, foi realizada também uma mesa redonda com o tema: Políticas Educacionais para a educação básica, educação infantil e educação especial. Na ocasião, o mediador foi o professor do Departamento de Pedagogia da Unicentro, Adnilson José da Silva, e os debatedores, o professor Saulo Rodrigues de Carvalho (Unicentro) e a professora Carla Santana (Unicentro).
Durante a tarde foram debatidos os seguintes eixos:
Eixo 1. O PNE 2023- 2034: avaliação das diretrizes e metas.
Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.
Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.