A Série A do Brasiileiro teve seu primeiro treinador demitido em 2022. Após a derrota por 4 a 0 para o São Paulo na primeira rodada, o Athletico demitiu Alberto Valentim. A saída do treinador foi anunciada ainda no Estádio do Morumbi como em “comum acordo com a diretoria”.
– A gente conversou, e o clube achou melhor que o trabalho fosse encerrado aqui – disse o treinador em entrevista coletiva, procurando não mostrar descontentamento com a decisão. – Esse carinho, esse amor com o Athletico, só foi fortalecido neste período em que estive aqui. Tenho certeza absoluta que quem chegará vai fazer um grande ano.
Uma coincidência marca a saída de Valentim. Em 2021, ele também inaugurou a lista de técnicos demitidos no Brasileiro. Na ocasião, foi dispensado pelo Cuiabá após um empate com o Juventude na estreia.
A demissão do ano passado gerou bastante repercussão. Primeiro porque, naquela edição, havia a expectativa de que a regra que limitava demissões reduzisse as resicões de contrato. Além disso, Valentim fora demitido sem nenhuma derrota pelo clube mato-grossense. Em 10 jogos, foram sete vitórias e três empates.
Pelo Athletico, a passagem do treinador foi um pouco mais longa. Ele comandou a equipe em 28 partidas, tendo conquistado o título da Copa Sul-Americana e sido finalista da Copa do Brasil. Ainda assim, sempre foi muito questionado no cargo. A equipe sempre oscilou muito com ele. Foram oito vitórias, oito empates e 12 derrotas. A eliminação no Campeonato Paranaense e as estreias ruins na Libertadores e no Brasileiro tornaram a permanência insustentável.
Fonte: Extra