O Coritiba sofreu grande pressão, mas conquistou uma importante vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Cianorte e abriu vantagem no confronto das quartas de final do Campeonato Paranaense. Léo Gamalho marcou o único gol, porém, Alex Muralha foi o grande nome da partida ao realizar grandes defesas nos dois tempos.
Com o resultado positivo, o Coxa joga pelo empate para se classificar à semifinal e ainda assume a liderança geral do Campeonato Paranaense, o que dá vantagem de decidir em casa em todas as fases. Do outro lado, o Leão do Vale tem que ganhar por dois gols de diferença para avançar e garantir vaga também na Série D de 2023.
A partida de volta entre Coritiba e Cianorte acontece no próximo sábado (19), às 16h, no Couto Pereira.
LÉO GAMALHO MARCA, MAS ALEX MURALHA É O HERÓI DA VITÓRIA DO CORITIBA
O Cianorte sufocou a defesa coxa-branca desde o início e apostou nos chutes de longa distância para passar por Alex Muralha. Logo aos três minutos, Bruno Leite fez o cruzamento, a bola desviou em Rodrigo Alves e o goleiro coxa-branca salvou. Aos 18, Luiz Fernando arriscou de fora da área e mandou muito próximo da trave.
A resposta coxa-branca foi da mesma forma e o goleiro Glebson espalmou o chute de Val aos 20 minutos. No lance seguinte, o Alviverde armou rápida jogada e abriu o placar. Régis recebeu passe de lateral na ponta direita, cruzou para o meio da área e Léo Gamalho deu um leve desvio para mandar a bola para o fundo das redes.
O gol sofrido não abateu o Leão do Vale, que foi para o ataque novamente. O empate até saiu em um golaço de bicicleta de Pelézinho aos 25 minutos, mas o assistente anulou por impedimento. Aos 30, Alex Muralha salvou o Verdão em uma grande defesa na cobrança de falta de Bruno Leite.
A pressão do time da casa continuou em busca do empate. Primeiro, Luiz Fernando chutou forte do lado esquerdo e a bola explodiu na trave. E nos acréscimos, Alex Muralha salvou mais uma vez.
O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro: pressão do Cianorte. Com apenas um minuto, Pelezinho recebeu passe de Luiz Fernando, mas chutou para fora. Já Alex Muralha apareceu mais duas vezes, aos sete e aos 13, para salvar a equipe coxa-branca.
O técnico Gustavo Morínigo mudou o sistema ofensivo para melhorar o Coritiba, mas a primeira finalização com perigo foi apenas aos 36 minutos. Clayton, que saiu do banco de reservas, chutou rasteiro de fora da área e a bola passou perto da trave.
Na reta final, Alex Muralha deu um susto na torcida coxa-branca. Aos 42, o goleiro não segurou o chute de fora da área, Philip tentou driblar no rebote e caiu na área. O Leão do Vale reclamou de pênalti, mas o árbitro marcou impedimento do atacante.
FICHA TÉCNICA – CIANORTE 0X1 CORITIBA
Data, horário e local: domingo (13), às 18h30, no Albino Turbay, em Cianorte (PR).
Cianorte: Gleibson; Bruno Leite, Eduardo Doma, Helder e Patric (Mateus); Ralf, Zé Vitor (Gabriel Calabres), Matheus Farinha e Coutinho (Philip); Luiz Fernando e Rodrigo Alves (Alan Grafite). Técnico: João Burse.
Coritiba: Alex Muralha; Val, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Gustavo Bochecha (Bernardo), Andrey e Régis (Thonny Anderson); Warley (Alef Manga), Léo Gamalho (Clayton) e Igor Paixão (Neilton). Técnico: Gustavo Morínigo.
Gol: Léo Gamalho (CFC), aos 20′ do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Guilherme Biro, Val, Andrey, Henrique, Gustavo Morínigo e Clayton (CFC).
Arbitragem: Cristian Eduardo Gorski da Luz, auxiliado por Alessandro Rodrigues Mori e Vinicius Leandro Moreira Martins.