Previous
O Coritiba é a primeira equipe garantida na semifinal do Campeonato Paranaense de 2022. Jogando contra o Cianorte na tarde deste sábado (19 de março) no Couto Pereira, a equipe comandada pelo técnico Gustavo Morínigo sofreu alguns sustos na etapa inicial, mas se impôs no segundo tempo e conseguiu construir uma goleada por 3 a 0. O lateral Egídio foi quem abriu o placar, aos 2 minutos da etapa final, enquanto Léo Gamalho (aos 16 e aos 32 minutos) deu números finais ao confronto.
Agora, o Coxa aguarda para saber quem será seu adversário na próxima fase. A definição virá neste domingo, quando Athletico e Londrina medirão forças na Arena da Baixada. Quem vencer pega o Verdão do Alto da Glória, sendo que na partida de ida o Tubarão venceu o Furacão por 1 a 0 no Estádio do Café.
ESCALAÇÕES
O Coritiba tinha sete jogadores fora de ação: o zagueiro Guillermo de los Santos, o lateral-direito Natanael, os volantes Willian Farias, Matheus Sales e Val, o lateral-esquerdo Guilherme Biro e o meia Robinho. Enquanto Val e Biro estavam suspensos, todos os outros se recuperam de lesão.
No onze inicial alviverde, contudo, uma única novidade em relação ao duelo entre as equipes no último domingo: Thonny Anderson, que jogou pela ponta. Com isso, Warley, que havia jogado mais adiantado anteriormente, passou a fazer a função de lateral pela direita, suprindo os desfalques de Val, Natanael e Guillermo. O esquema adotado por Morínigo, no entanto, ainda foi o 4-2-3-1 (oscilando para um 4-4-2 na fase ofensiva), com Thonny Anderson e Igor Paixão jogando mais pelos lados do campo na linha de meias e Régis centralizado (e ora fazendo de segundo atacante).
Do lado do Cianorte, o técnico João Burse repetiu a equipe que já havia dado trabalho ao Coxa na partida de ida.
PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial foi de muito equilíbrio no confronto. O Leão do Vale levou perigo principalmente nas bolas aéreas, aproveitando-se de falhas defensivas do Coxa (especialmente em lances de escanteio). A equipe mandante, no entanto, também procurou o jogo (e não só segurar a vantagem construída no jogo de ida), tendo Igor Paixão (sempre ele) como sua principal válvula de escape.
A primeira chance de gol foi do Coritiba, logo aos quatro minutos, com Igor Paixão colocando o goleiro Gleibson para trabalhar. O Cianorte, por sua vez, esteve muito próximo de abrir o placar aos 39 minutos, quando Coutinho esteve a centímetros de desviar pro fundo do gol um bom passe de Rodrigo Alves. No lance seguinte, a resposta alviverde com Igor Paixão mandando uma bola no travessão. O zero no placar, contudo, persistiu.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para a etapa final, a primeira substituição no Coxa, com Morínigo sacando o meia-atacante Régis para a entrada de Alef Manga. E não foi preciso muito tempo para o placar, enfim, ser inaugurado. Isso porque, aos dois minutos, a zaga do Cianorte afastou da área uma cobrança de escanteio, mas entregou a sobra nos pés de Egídio. O experiente lateral não perdoou e chutou firme de fora da área, sem chance pro goleiro adversário.
Com o placar aberto e a vantagem no agregado ampliada, o Coxa ganhou tranquilidade, enquanto o Leão do Vale se desequilibrou. O segundo gol, então, acabou saindo aos 16 minutos, após uma falha do goleiro Gleibson numa cobrança de escanteio, com Léo Gamalho aproveitando. O artilheiro coxa-branca ainda deixaria mais uma vez a sua marca aos 32 minutos, aproveitando a sobra de uma bola que Igor Paixão cabeceou na trave (ele estava em posição irregular, mas a arbitragem validou o tento e não há VAR no Campeonato Paranaense).
FICHA TÉCNICA
Coritiba 3 x 0 Cianorte
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique (Thalisson), Luciano Castán e Egídio; Gustavo Bochecha e Andrey (Bernardo); Thonny Anderson, Régis (Alef Manga) e Igor Paixão (Neílton); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.
Cianorte: Gleibson; Bruno Leite, Eduardo Doma, Helder e Patric (Mateus Rodrigues); Ralf, Zé Vitor (Igor) e Matheus Farinha (Fabrício); Luiz Fernando, Coutinho (Grafite) e Rodrigo Alves (Philip). Técnico: João Burse
Gols: Egídio (2-2º), Léo Gamalho (16 e 32-2º)
Cartões amarelos: Thonny Anderson (COR)
Árbitro: Robson Babinski
Local: Couto Pereira, em Curitiba, sábado, às 16 horas
Fonte: Bem Paraná