fbpx
Amor Real Notícias |
  • Home
  • Guarapuava
  • Região
  • Paraná
  • Brasil
  • Mundo
  • Tecnologia
16 de julho de 2025
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Guarapuava
  • Região
  • Paraná
  • Brasil
  • Mundo
  • Tecnologia
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Amor Real Notícias |
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

Número de crianças brasileiras que não sabem ler e escrever cresce 66% na pandemia

Amor Real Notícias por Amor Real Notícias
8 de fevereiro de 2022
em Educação
0
Número de crianças brasileiras que não sabem ler e escrever cresce 66% na pandemia
0
SHARES
2
VIEWS
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Dados consideram a faixa etária entre 6 e 7 anos e foram divulgados nesta terça-feira (8) pela ONG Todos Pela Educação; país tem, no total, 2,4 milhões nessa situação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é TODOS-PELA-EDUCACAO-ALFABETIZACAO-CRIANCAS.png

O número de crianças de seis e sete anos no Brasil que não sabem ler e escrever cresceu 66,3% de 2019 para 2021 – explicitando um dos efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino brasileiro.

A análise foi divulgada, nesta terça-feira (8), pela organização Todos pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao todo, 2,4 milhões de crianças brasileiras não estão alfabetizadas nesta faixa etária. O número corresponde a quase metade (40,8%) do grupo inteiro.

NóticiasRelacionadas

“Prefeito Denilson Baitala e Secretária de Educação Iniciam Ano Letivo com Visitas às Escolas de Guarapuava”

Guarapuava Brilha no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Sem Kimono

“Os efeitos são graves e profundos, então não serão superados com ações pontuais. As Secretarias de Educação precisam oferecer um apoio muito bem estruturado à gestão escolar e aos professores, que já estão com imensos desafios”, destacou o líder de políticas educacionais da Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, em comunicado divulgado à imprensa.

A nota técnica “Impactos da pandemia na alfabetização de crianças”, divulgada pela organização, declara que “a situação é preocupante em diversas dimensões”.

O documento ainda aponta que o aumento expressivo no número de crianças não-alfabetizadas no país tem impacto mais grave entre alunos negros e pobres.

“As informações reportadas pelos respondentes da pesquisa do IBGE […] corroboram o que têm mostrado as avaliações de aprendizagem que Estados e Municípios vêm aplicando em seus estudantes”, afirma um trecho da nota técnica.

As desigualdades sociais e étnicas do país se refletem nos dados.

Ao todo, 47,4% das crianças pretas não estão plenamente alfabetizadas; entre as pardas o índice é 44,5%.

Já entre crianças brancas, o número atual é de 35,1%.

Quando avaliados os domicílios ricos do país, o índice é de 16,6%. Já entre os pobres, o número salta para 51%.Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

A nota técnica conclui que ações presentes e futuras do Poder Público, em todas as esferas, são fundamentais para mitigar os efeitos negativos vistos.

“Não adianta deixarmos toda a responsabilidade disso com os Municípios, só porque ofertam a grande maioria das matrículas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os governos estaduais e o governo federal não podem se omitir”, afirmou Gabriel Corrêa.

“Devem ter papel central, oferecendo apoio técnico e financeiro às Prefeituras, fortalecendo o regime de colaboração. A tragédia na alfabetização não pode ficar invisível. É fundamental que esse tema ganhe a devida prioridade na agenda dos nossos governantes”, completou o membro da organização.

A Todos Pela Educação ainda lembra que a não-alfabetização das crianças em idade adequada traz prejuízos para aprendizagens futuras e aumenta os riscos de reprovação, abandono e/ou evasão escolar.

Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a alfabetização como foco principal da ação pedagógica nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

Fonte: CNN

Tag: Analfabetismo aumenta no Brasil

Relacionado Postagens

“Prefeito Denilson Baitala e Secretária de Educação Iniciam Ano Letivo com Visitas às Escolas de Guarapuava”
Educação

“Prefeito Denilson Baitala e Secretária de Educação Iniciam Ano Letivo com Visitas às Escolas de Guarapuava”

por Rilson Mota
4 de fevereiro de 2025
Guarapuava Brilha no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Sem Kimono
Brasil

Guarapuava Brilha no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Sem Kimono

por Rilson Mota
3 de fevereiro de 2025
“Últimos Dias para Matrículas na Rede Estadual do Paraná: Garanta a Educação de Seu Filho em 2025”
Educação

“Últimos Dias para Matrículas na Rede Estadual do Paraná: Garanta a Educação de Seu Filho em 2025”

por Rilson Mota
21 de novembro de 2024
STF Conclui Audiência Pública Sobre Modelo de Escola Cívico-Militar
Brasil

STF Conclui Audiência Pública Sobre Modelo de Escola Cívico-Militar

por Rilson Mota
23 de outubro de 2024
Prova Paraná será aplicada em 4 e 5 de maio para avaliar aprendizado na rede estadual
Educação

Prova Paraná será aplicada em 4 e 5 de maio para avaliar aprendizado na rede estadual

por Amor Real Notícias
27 de abril de 2022
Alunos se recusam a assistir aulas pela TV em escolas estaduais do Paraná
Educação

Alunos se recusam a assistir aulas pela TV em escolas estaduais do Paraná

por Amor Real Notícias
26 de abril de 2022
Amor Real Notícias |

© 2024 Amor Real Notícias - Todos os direitos reservados.

Veja mais

  • Home
  • Guarapuava
  • Região
  • Tecnologia

Nós siga nas redes sociais

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Guarapuava
  • Região
  • Tecnologia

© 2024 Amor Real Notícias - Todos os direitos reservados.

Amor Real Notícias utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .