Evaristo de Miranda, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu o prêmio Agrônomo do Ano nesta quarta-feira, 27. A honraria é concedida pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp).
A cerimonia de entrega foi realizada no Centro de Convenções da Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto (SP), a 350 quilômetros da capital paulista. Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura entre 2003 e 2006, e Henrique Mazotini, presidente da Aeasp, entregaram o prêmio.
“Por unanimidade, reconhecemos o Dr. Evaristo de Miranda como o Engenheiro Agrônomo do Ano em 2022”, declarou Mazotini. “Ele faz um brilhante trabalho no setor há mais de 40 anos, contribuindo muito para o agronegócio brasileiro, colocando o país em destaque no mundo. É o reconhecimento para um profissional que dedicou a vida em prol do agronegócio e da alimentação da humanidade. Suas pesquisas ajudaram o Brasil a se transformar em um dos grandes produtores de alimentos do planeta.”
Entre os cargos que Miranda já ocupou, está o de chefe-geral da Embrapa Territorial. Atualmente, Miranda também é colunista da Revista Oeste, diretor do Instituto Ciência e Fé, e consultor da Organização das Nações Unidas na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente. O cientista presta assessoria para o Banco Mundial e para o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, além de outras organizações nacionais e internacionais. Evaristo é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura.
Fonte: Revista Oeste