A China suspendeu as importações de carne bovina da unidade da JBS em Mozarlândia, no interior de Goiás, por tempo indeterminado. A interrupção das compras entrará em vigor amanhã.
O Ministério da Agricultura recebeu a informação do adido agrícola brasileiro em Pequim, informou nesta quarta-feira, 23, o jornal Valor Econômico. O motivo da suspensão não foi divulgado.
A China já havia barrado as importações de carne da unidade da JBS por uma semana. Depois de uma auditoria, ficou definido que a interrupção seria por tempo indeterminado.
O frigorífico de Mozerlândia é o maior da JBS em Goiás, e o problema deverá impactar os preços do gado na região.
A notícia surpreendeu alguns frigoríficos, que vinham alimentando a esperança de que a China pudesse anunciar novas habilitações para o Brasil nesta semana.
Exportações de carne bovina batem recorde
As exportações de carnes bovinas atingiram mais de 180 mil toneladas em fevereiro. Com o resultado, o Brasil bateu um novo recorde de envios do item para o mês. As vendas somadas do produto in natura e processado ao exterior renderam quase US$ 1 bilhão aos frigoríficos do país.
Houve crescimento de quase 80% para a quantidade embarcada e de cerca de 50% para o faturamento. A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) fez o cálculo a partir de informações da Secretaria de Comercio Exterior, do Ministério da Economia.
Nos dois primeiros meses do ano, as exportações de carnes bovinas atingiram 340 mil toneladas. O faturamento se aproxima de US$ 2 bilhões em 2022. Respectivamente, esses números representam aumentos de quase 40% e 60% sobre o primeiro bimestre de 2021.
Fonte: Revista Oeste