Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.1 Pedro 1:15,16
O que é santidade? Será que é ir à igreja todo domingo e ser sempre muito sério? E como podemos ser santos? É possível alcançar a santidade?
O conceito de santidade vem da palavra hebraica geralmente traduzida por santo, é a palavra “kadosh”, que corresponde à palavra grega “agios” que na origem significavam simplesmente separado. Partindo do conceito do significado de Santidade, podemos afirmar que, a humanidade precisa urgente rever seus conceitos, principalmente aqueles que de alguma forma professam uma fé. Para entendermos e principalmente viver a prática da santidade, precisamos saber o que não é santidade.
Muitos pensam que ser santo é ter apenas uma aparência de piedade. Vestem-se de modo simplório, de propósito, e não porque não tenham condições de se vestir melhor. Falam baixinho, ficam com o semblante descaído… Outros preferem adotar porte e postura extremados, preocupando-se demasiadamente com medidas. Afirmam que o diâmetro da barra da calça, a largura da gravada e do cinto, bem como a espessura do salto do sapato devem ter “tantos” centímetros.
Há pessoas que, quando o assunto é a santificação, partem mesmo para o fanatismo. Certo irmão afirmou que, na vinda de Cristo, os crentes que estiverem tomando banho não serão arrebatados! Por quê? Simplesmente, porque estarão nus! Houve um tempo também em que não se podia usar perfume, pois diziam os que se consideravam santos: “Nós já temos o perfume de Cristo”.
A santificação também não é isolamento. Ouvi, certa vez, uma irmã dizendo que, quando ela se consagra, as pessoas não conseguem nem olhar para ela, tamanha a sua santidade! Creio que não andou nessa terra uma pessoa mais santa do que Jesus. E, onde o encontravam, frequentemente? No meio de pecadores demonstrando ser sociável.
Posso resumir o que é santificação, sem me deter em linguagem teológica, santificação é simplesmente, se subjugar ao senhorio de Cristo, tendo como princípios de vida oque Cristo nos ensinou, amor a Deus, amor ao próximo, e principalmente algo que a humanidade está perdendo que é a velha e boa empatia. Deus nos chamou para uma vida de santidade e não de impureza. Decida viver em Santidade como estilo de vida, busque a santificação. Mas lembre-se de confiar sempre na Graça de Jesus e nunca em sua própria justiça e com certeza você viverá todos estes benefícios.