A Copa América, até 1975 conhecida como Campeonato Sul-Americano de Futebol, existe oficialmente desde 1916 é o torneio de seleções em vigor mais antigo do mundo. Com 15 títulos, o Uruguai é o maior vencedor, seguido por Argentina (14), Brasil (9) e Paraguai (2). Com a falta de capacidade para realização dos nossos irmãos Argentinos, sobrou para nós, porém como tudo que acontece no Brasil polarizou. Pelo simples motivo Pandemia!!, vimos gritos, muitos “textões” nas rede sociais, gritarias a favor e contra a realização da Copa América em terra Tupiniquins.
Para muitos a Copa América perdeu sua relevância, para outros não, mas qual os verdadeiros motivos para não realização do tornei que antes era considerado uns dos mais importante, pois seu campeão disputa a Copa das Confederação. Será financeiro??, ou existem interesses que vão além de nossa compreensão, ou até mesmo como muitos comentaristas da área estão especulando que o principal motivo é a guerra de transmissão, que é uma disputa acirrada por audiências a qualquer custo. Não importa o motivo da confusão, só sei que mais uma vez colocaram seus interesses econômicos e ideológicos acima da verdade, sempre em nome da saúde, ciência etc. Quanto aos outros torneios como: Taça Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Eliminatória para Copa do Mundo 2022, e os campeonatos Estaduais já encerrados em plena Pandemia, como ficam? ou o vírus só transmite na Copa América?, que possui todos os protocolos e vacinas contra o COVID para atletas e comissões técnicas iguais ou melhores dos torneios acima citados. Vamos pensar qual os verdadeiros interesses que militam para não realização da Copa América.
Quanto a Seleção brasileira de futebol, continua sendo a velha e boa seleção sempre abaixo da média em todos os sentidos.