PM diz que instaurou inquérito para apurar caso, que ‘repudia tal ato’ e é ‘implacável contra desvios de condutas’. Caso foi divulgado pelas redes sociais nesta terça (30).
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um homem algemado correndo atrás de uma moto conduzida por um policial militar em São Paulo.
A Polícia Militar informou que abriu um inquérito policial militar para apurar o caso e que “repudia tal ato” .
O caso ocorreu por volta das 15h desta terça na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na região da Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo.
No vídeo, é possível ver um homem negro, de calça preta e camiseta de manga comprida, algemado na traseira da moto de um policial militar. O homem corre para conseguir acompanhar a moto do PM, que avança por meio da faixa de ciclistas de uma avenida.
Vídeo viraliza com homem preso algemado a moto de PM correndo em SP.
Em um determinado momento, um homem fala: “Olha aí, ele algemou e está andando igual um escravo”.
O ouvidor das Polícias do estado, Elizeu Soares Lopes, afirmou que irá pedir para a PM apurar a conduta do agente. “Isso é uma atrocidade. Vamos tomar as devidas providências. Amanhã, abriremos um procedimento.”
O que diz a PM
“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta.”
Por Hermínio Bernardo, Wagner Vallim e Deslange Paiva, TV Globo e g1 SP — São Paulo