Uma jogada mal sucedida do rival e o papel de liderança do jovem Facundo Torres permitiram ao Uruguai vencer por 2×0 da Bolívia e, assim, se classificar para as quartas de final da CONMEBOL Copa América, na quarta rodada do Grupo A.
O goleiro Carlos Lampe, aos 40 minutos, de gol contra, e o ‘Matador’ Édinson Cavani, aos 79 minutos, após uma assistência perfeita de Torres, marcaram os gols para a Celeste no Arena Pantanal, em Cuiabá (centro).
Para a ‘Verde’, a derrota significou o fim de suas três derrotas consecutivas no Brasil, e lhe espera a líder Argentina, sua adversária na final da fase de grupos de segunda-feira.
Desse modo, Uruguai soma quatro pontos, o suficiente para garantir seu lugar na próxima fase antes do confronto de segunda-feira com o Paraguai, no Rio de Janeiro, enquanto a Bolívia ainda encerra sem pontos.
-Números da partida-
- Uruguai e Bolívia terminaram sua 13ª partida pela CONMEBOL Copa América em terreno neutro. Os uruguaios se impõem com onze jogos, um empate e uma derrota. A única queda foi na edição de 1949, quando os bolivianos venceram por 3-2 no Rio de Janeiro, Brasil.
- Uruguai terminou uma série de cinco partidas sem vitória em todas as competições (3E 2D). Sua última vitória havia sido contra a Colômbia, por 3×0, nas Eliminatórias Sul-Americanas. Além disso, contra a Bolívia marcou mais gols do que havia marcado nesses cinco jogos (1).
- Bolívia alcançou sua 11ª derrota consecutiva na CONMEBOL Copa América. É a pior racha da história da seleção boliviana na competição. A última vez que não perdeu foi na CONMEBOL Copa América de 2015, quando venceu o Equador por 3-2.
- Uruguai marcou 22 vezes na vitória de 2×0 sobre a Bolívia – sua maior cifra contra uma seleção sul-americana na CONMEBOL Copa América desde 2011.
- Edinson Cavani marcou novamente após três jogos anotar: não marcava desde a vitória por 3×0 sobre a Colômbia nas Eliminatórias Sul-Americanas. Além disso, nesta noite, foi ele quem mais procurou o arco rival: chutou sete vezes, e três foram ao alvo (máximo com Luis Suarez).