Mês de março deve acabar com recordes de frio para o ano no Centro-Sul do país. Veja previsão para as capitais nesta quarta-feira (30).
Uma nova frente fria e uma massa de ar polar avançam pelo Brasil no decorrer desta semana e devem causar chuva e recordes de frio em várias regiões, a começar pelo Sul, e também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, de acordo com o serviço de meteorologia Climatempo.
A frente fria chegou já nesta terça-feira (29), mas se espalha com mais força a partir desta quarta-feira (30), quando há chance de chuva forte. Já o frio deve avançar pelo interior do continente, alcançar o Norte da Argentina, o Sul da Bolívia e o Paraguai.
“É justamente este tipo de trajetória que faz com que o ar frio entre facilmente sobre o interior da Região Sul, em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até de Rondônia e do Acre”, analisa o Climatempo.
Assim, o mês de março deve terminar com queda nas temperaturas no Centro-Sul do país, com recordes para o ano em várias regiões. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá, isso deverá ocorrer entre a madrugada e/ou da tarde na quinta-feira (31) ou na sexta-feira (1º).
Em Porto Alegre, a previsão é de 14ºC já na quarta-feira.
“É alto o risco de temporais no deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil. Fortes a intensas áreas de instabilidade devem se formar entre o final desta terça e as primeiras horas da quarta-feira no Oeste e no Sul gaúcho. Estas áreas de instabilidade, então, vão avançar muito rapidamente para as demais regiões gaúchas entre a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia, atingem Santa Catarina e o Paraná”, complementou o serviço de meteorologia MetSul.
Veja abaixo os dias mais frios até o momento em 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
- Porto Alegre: 14,9°C (20 de março); 20,9°C (12 de março)
- Florianópolis: 17,4°C (18 de fevereiro); 22,2°C (20 de março)
- Curitiba: 12,9°C (17 de fevereiro); 19,0°C (20 de março)
- São Paulo: 15,7°C (21 de março); 20,8°C (8 de janeiro)
- Campo Grande: 19,7°C (18 de fevereiro); 26,9°C (24 de março)
- Cuiabá: 21,8°C (13 de maro); 29,1°C (28 de janeiro)
Além disso, segundo o Climatempo, uma “situação pouco comum poderá ser observada”.
O frio deverá avançar antecipadamente nos estados de Rondônia e Acre, com previsão de recordes de baixas temperaturas para Rio Branco e Porto Velho na sexta-feira.