Paraguai se classificou, nesta quinta-feira às quartas de final da CONMEBOL Copa América 2021, ao vencer o Chile por 2-0 no encontro da quarta e penúltima jornada do Grupo A, disputado em Brasília.
Braian Samudio anotou o primeiro gol de cabeçaço aos 33 minutos, e Miguel Almirón aumentou o placar para a seleção paraguaia de pênalti aos 58 minutos, para dar a vantagem definitiva à equipe ‘Albirroja’, que chegou a 6 pontos e ficou no segundo lugar do grupo, a 1 ponto da líder Argentina.
Chile, por outro lado, que já estava classificado para as quartas de final, ficou em terceiro lugar com 5 unidades, mas pode ser superado pelo Uruguai (quarto) com 4 pontos, na próxima segunda-feira, pela última jornada do Grupo A.
O quarto colocado da chave duelará, na próxima instância, contra o favorito Brasil.
Isso era o que o Chile queria evitar neste duelo que, de cara, foi difícil devido as duas baixas por lesão e desgaste.
-Números do jogo-
- Paraguai venceu 2 jogos em uma edição da CONMEBOL Copa América pela primeira vez desde 2007 (2V 2D). A ‘Albirroja’ tinha uma vitória em 19 partidas entre as edições de 2011 e 2019 (12E 6D).
- Paraguai ganhou os 3 encontros contra o Chile em edições da CONMEBOL Copa América disputadas em terreno brasileiro: 3-0 em 1922, 4-2 em 1949 e 2-0 hoje.
- Paraguai venceu os 3 últimos jogos contra o Chile (2 em Eliminatórias e o de hoje na Copa América). É a maior racha de vitórias consecutivas da seleção guarani contra esse adversário, desde o intervalo entre 1993 e 1997 (4V).
- Braian Samudio anotou seu primeiro gol com a seleção paraguaia. Foi o 12° jogador em anotar com Eduardo Berizzo como técnico da equipe.
- Paraguai recebeu só um chute a gol na vitória sobre o Chile: é o menor número de chutes a gol recebidos pela ‘Albirroja’ em uma partida da CONMEBOL Copa América desde, pelo menos, 2011 (empatado com a vitória de 1-0 sobre a Jamaica em 2015).
- Paraguai teve 4 tentativas de levantamentos à área contra o Chile na vitória de hoje: foi o menor número de levantamentos à área da seleção paraguaia em um jogo da CONMEBOL Copa América desde, pelo menos, 2011.