Por Rilson Mota
A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de seu comitê de emergência para o próximo dia 22 de novembro, com o objetivo de reavaliar o cenário global da mpox. Em agosto, o comitê já havia declarado a doença como uma emergência de saúde pública de importância internacional.
Dados da OMS mostram que, entre 1º de janeiro de 2022 e 30 de setembro de 2024, foram confirmados 109.699 casos de mpox e 236 mortes em todo o mundo, com registros em pelo menos 123 países. A África é o continente mais afetado, com 11.148 casos confirmados e 46.794 casos suspeitos entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2024, além de 53 mortes confirmadas e 1.081 suspeitas pela doença.
A República Democrática do Congo é o país mais atingido, com 8.662 casos confirmados, 39.501 suspeitos, 43 mortes confirmadas e 1.073 mortes suspeitas. Burundi segue com 1.726 casos confirmados, e Uganda com 359.
Nova Variante Emergente
Recentemente, três países – Reino Unido, Zâmbia e Zimbábue – confirmaram casos importados da nova variante 1b. Pela primeira vez, a transmissão local dessa variante foi detectada fora da África, com três casos registrados no Reino Unido ligados a um viajante.
Status de Emergência Global
Em agosto, a OMS elevou a mpox ao mais alto nível de alerta, classificando-a como uma emergência de saúde pública de importância internacional devido ao risco de disseminação global e a possibilidade de uma nova pandemia. Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que surtos de mpox têm sido registrados na República Democrática do Congo há mais de uma década, com aumento das infecções nos últimos anos.
Em julho de 2022, a OMS havia declarado a mpox como emergência global devido ao surto da doença em diversos países.
Sobre a Mpox
A mpox é uma doença viral zoonótica, transmitida por contato com animais selvagens infectados, pessoas infectadas ou materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões na pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. As lesões podem variar, sendo preenchidas por líquido claro ou amarelado, formam crostas e secam antes de cair. As erupções se concentram no rosto, palmas das mãos e plantas dos pés, mas podem aparecer em outras áreas, como boca, olhos, órgãos genitais e ânus.
Para mais informações e atualizações sobre essa e outras notícias, acompanhe o Amor Real Notícias em nossas redes sociais e entre nos grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias em tempo real:
WhatsApp | Telegram | Facebook
Amor Real Notícias — Informando com responsabilidade e compromisso com a verdade.