Argentina derrotou o Uruguai por 1-0 nesta sexta-feira e venceu o clássico do Rio de La Plata, liderada por Lionel Messi, que teve uma noite inspirada em Brasília na segunda jornada do Grupo A, da CONMEBOL Copa América-2021.
A seleção de Lionel Scaloni saiu decidida a asfixiar o seu vizinho, com um Messi que quando se ativou, foi imparável para a Celeste, na partida disputada no estádio Nacional Mané Garrincha da capital brasileira.
O único gol do encontro chegou aos 13 minutos como resultado da pressão dos alvicelestes, com um cabeçaço cruzado do volante Guido Rodríguez.
Os artilheiros históricos do Uruguai, Luis Suárez e Edinson Cavani, tentaram incomodar uma zaga argentina que esteve melhor posicionada que nos anteriores jogos.
Porém o meio-campo Celeste não teve muito brilho para alimentá-los, e Uruguai aumentou a racha sem gols desde a dupla jornada das eliminatórias no começo de junho.
-Números do jogo-
- A seleção da Argentina está em uma racha de 5 partidas invicta contra o Uruguai na CONMEBOL Copa América (4V 1E). A última vitória do Uruguai foi por 2-0 na edição de 1989.
- Argentina conseguiu manter seu gol intacto contra o Uruguai em 4 dos últimos 5 confrontos (3V 2E). Os uruguaios não chegam a dois jogos consecutivos marcando na alviceleste desde os encontros das eliminatórias de outubro de 2005 (1-0 para Uruguai) e outubro de 2008 (2-1 para Argentina).
- É a primeira derrota do Uruguai nos últimos 6 jogos na CONMEBOL Copa América (3V 2E). Os uruguaios não recebem mais de um gol na competição de rivais de sua confederação desde julho de 2007 (2-2 x Brasil).
- Rodrigo de Paul teve 64 tentativas de passes contra o Uruguai, dos quais 58 foram certeiros (90.6%). É o máximo número de tentativas de passes e certeiros de um jogador argentino na atual CONMEBOL Copa América. Além disso, De Paul é o terceiro jogador com maior média de passes por partida entre os que disputaram pelo menos 10 jogos na era Scaloni: 44.8, só atrás de Otamendi (54.7) e Paredes (57.9).
- Messi somou sua terceira assistência em 18 encontros sob o comando de Lionel Scaloni, e está localizado no terceiro lugar dos jogadores com mais passes para gol no ciclo do jovem treinador, igualando a linha de Marcos Acuña (3 em 19 jogos), enquanto o segundo lugar é para Paulo Dybala (4 em 16) e Gio Lo Celso lidera a lista (5 em 21).